sábado, 31 de agosto de 2019

Brumadinho: 4 CPI’s sobre a tragédia e BH sob risco de desabastecimento

Reuters / Washington Alves.

Quatro CPI’s sobre a tragédia

Sete meses se passaram desde o fatídico dia 25 de janeiro, quando a barragem da Vale S/A na mina Córrego do Feijão se rompeu, deixando 249 pessoas mortas e 22 desaparecidas. Além dos 271 mortos e desaparecidos registrados até o momento, 137 pessoas estão desabrigadas (referência: Boletim 221 da Defesa Civil, de 31/8/2019, com dados apurados até as 12:00 horas do dia 30/8 e antes do registro da identificação de mais uma pessoa morta, reportado por veículos de mídia).

A tragédia de Brumadinho, que causou forte comoção nacional, culminou em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI´s) em quatro esferas de competência: Senado (relatório concluído), Câmara dos Deputados (relatório em elaboração), Assembleia Legislativa de Minas Gerais (idem) e Câmara de Vereadores de Belo Horizonte (relatório concluído). A comoção foi amplificada sob a lembrança da tragédia de Mariana, ocorrida em 2015, na qual uma grande barragem de rejeitos minerais da Samarco, controlada pela Vale e BHP Billington, vitimou 19 pessoas, sendo 18 mortas e uma desaparecida.

O relatório da CPI do Senado, encaminhado a autoridades competentes, recomenda o indiciamento da Vale S/A e de 14 várias pessoas, incluindo o ex-presidente da Companhia Fabio Schvartsman, bem como mudanças significativas no setor de mineração, que desagradaram mineradoras e que, de fato, necessitam de discussões amplas. As evidências publicadas na mídia indicam que os relatórios da Câmara e da Almg poderão ter conclusões comuns ou próximas daquelas da CPI do Senado, com as especificidades de cada esfera de competência.

A CPI da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte apontou riscos preocupantes. Criada para investigar os riscos à segurança hídrica de BH, distante cerca de 60 km de Brumadinho, esta CPI aponta que houve sério dano ao erário, já que a captação que era realizada no Rio Paraopeba, fruto de um investimento que custou cerca de R$ 128 milhões aos cofres públicos, está inutilizada desde o rompimento da barragem da Vale.

BH sob risco de desabastecimento

O relatório final da CPI da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, com 297 páginas (excluídos os anexos) e aprovado por unanimidade, além de apontar o risco de desabastecimento de Belo Horizonte, pede o indiciamento da Vale e pleiteia o pagamento de multa e indenização ao Município pela Companhia, a título de dano moral coletivooHor.

De acordo com o relatório da CPI da Câmara de Vereadores, na avaliação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), empresa responsável pelo abastecimento de água da maior parte de Minas Gerais, se nenhuma medida for adotada e a depender do regime de chuvas, poderá haver desabastecimento de água em vários bairros da Capital Mineira em 2020.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal (MPF) fecharam um acordo com a Vale, em maio de 2019, para a construção de um novo sistema de captação do rio Paraopeba antes do ponto de contaminação. A Companhia teria ficado responsável por contratar uma auditoria para acompanhar a obra, visando evitar o desabastecimento de BH.

O relatório da CPI de vereadores ainda aponta que há 16 barragens sem estabilidade garantida, localizadas na Bacia do Rio das Velhas, que abastece cerca de 70% da água distribuída em BH. Estruturas como Forquilha I e III, pertencentes à Vale, estão em nível máximo de alerta. E há outras estruturas que podem causar danos ao abastecimento de BH, como a barragem de Maravilhas II, cujo descomissionamento foi pleiteado junto ao MPMG.

Deputados estaduais visitam fazenda que abriga animais

A Fazenda Abrigo de Fauna, em Brumadinho, recebeu deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Almg, no dia 28/8/19. Os parlamentares avaliaram positivamente o atendimento aos 516 animais ali abrigados após o rompimento de barragem de Brumadinho.

O presidente da Comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC) considerou adequados os cuidados com os animais, elogiando os veterinários que cuidam do local, mas solicitará à Vale S/A, responsável pela fazenda, adequações na estrutura física dos abrigos, especialmente para criar mais espaço para os cães e disponibilizar mais áreas com incidência de sol.

Maestro João Carlos Martins em Brumadinho

O maestro João Carlos Martins leva a Brumadinho, neste sábado (31), o projeto Orquestrando São Paulo, participando do Concerto da Gratidão, idealizado pelo projeto A arte abraça Brumadinho. O evento, gratuito, no Estacionamento Central (16:30 h), tem o propósito de celebrar a solidariedade das pessoas que se dedicaram ao município, fortemente impactado pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, da Vale.

Além do concerto sob a regência do maestro, o evento também inclui apresentações da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Orquestra Jovem Gerais, do pianista e ator Davi Campolongo e do cantor e compositor de Brumadinho Ângelo Sanrah, bem como uma homenagem ao Corpo de Bombeiros, que comemora 108 anos

CPI’s da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa

As CPI’s da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg) não fizeram nova reunião nesta semana, após aquelas citadas no post Brumadinho: CPI's da Câmara e da Almg e visitas de deputados estaduais a Brumadinho.

Leituras sugeridas: