sábado, 24 de agosto de 2019

Brumadinho: CPI's da Câmara e da Almg e visitas de deputados estaduais a Brumadinho

Foto: Rede Globo

As CPI’s da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Câmara Municipal de Belo Horizonte se reuniram em BH, na Almg, no dia 20, visando alinhamentos em seus trabalhos.

Representante da CPI dos vereadores prestou informação preocupante: a Capital Mineira poderá ter racionamento de água, a partir de março de 2020.

Em Brumadinho, alunos e professores pedem ajuda a deputados estaduais que visitaram uma escola estadual.

Deputados estaduais visitarão fazenda para verificar as condições de animais abrigados após a tragédia de Brumadinho.

CPI da Câmara

A CPI da Câmara dos Deputados fez reuniões nos dias 20 e 22 de agosto e se aproxima da conclusão de seus trabalhos.

A primeira reunião foi conjunta com integrantes das CPI’s em curso em Minas Gerais sobre o caso do rompimento da barragem de Brumadinho, bem como com representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública de Minas Gerais. Retorna-se a esta reunião abaixo.

Já a segunda reunião teve como pauta o recebimento do relatório da CPI das Águas e Barragens da Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

CPI’s da Câmara, da Almg e da Câmara de Vereadores de BH

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na reunião entre integrantes das CPI’s da Câmara dos Deputados, da Almg e da Câmara Municipal de Belo Horizonte, os presentes discutiram a elaboração do relatório final da Câmara dos Deputados. No evento, o deputado federal Rogério Correia (PT/MG) informou que o documento será concluído na terceira semana de setembro. Correia observou que os deputados federais têm trabalhado no sentido de trocar experiências e acertar o calendário.

Rogério Correia ressaltou ser importante que o Ministério Público esteja municiado com todos os relatórios da CPI’s, de maneira que possa empreender ações concretas, abrangendo indiciamentos de empregados da Vale e da Tuv Sud, consultoria que certificou a segurança da barragem rompida.

O relator da CPI da Almg, deputado André Quintão (PT), mencionou que o primeiro esboço do relatório da Comissão deverá ser distribuído aos deputados no início de setembro. O relator destacou a integração e a troca de ideias entre as CPI´s e as demais autoridades do estado de Minas Gerais envolvidas, de modo que os relatórios sejam semelhantes, tanto quanto possível.

O procurador-geral do Estado Antônio Sérgio Tonet ressaltou que as ações do Ministério Público têm sido em várias frentes, com o propósito de assegurar os direitos das vítimas. Ele elogiou o trabalho dos parlamentares, com ênfase no endurecimento da legislação relacionada a barragens em Minas Gerais.

Presente à reunião, o veredor Irlan Melo (PL), relator da CPI da Câmara dos Vereadores de BH, enfatizou que o seu trabalho tem como foco os impactos que os rejeitos de mineração podem trazer para o fornecimento de água na Região Metropolitana da Capital Mineira. Segundo o relator, dados da Copasa apontam iminente risco de desabastecimento e/ou rodízio em Belo Horizonte, a partir de março de 2020.

Deputados estaduais visitam escolas em Brumadinho; professores e alunos pedem ajuda

Após sete meses de rompimento da barragem de Brumadinho, professores e estudantes da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira receberam, no dia 23 de agosto, a visita da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O objetivo da visita foi escutar a comunidade escolar sobre os efeitos da tragédia, verificando as condições atuais da escola, umas das três da rede estadual no município de Brumadinho. De acordo com os profissionais da educação, há desamparo para lidar com a tristeza e para identificar os adolescentes que necessitam de maior apoio emocional.

Entre os alunos da escola, cinco perderam seus pais e todos conhecem alguém que perdeu parentes. Afinal o rompimento da barragem deixou 248 mortos e 22 desaparecidos, totalizando 270 vítimas; conforme observou a professora Gabriela Borges, toda a cidade de Brumadinho está de luto.

A deputada Beatriz Cerqueira enfatizou a necessidade de o Estado de Minas Gerais manter um processo constante de assistência psicológica a professores e alunos. Ela também visitou a Escola Municipal Ilza Maria e informou que outras escolas também serão visitadas pela Comissão.

Deputados estaduais visitarão fazenda que abriga animais

A Fazenda Abrigo de Fauna, em Brumadinho, receberá deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 28/8/19. O propósito da visita é avaliar o atendimento aos animais ali abrigados após o rompimento de barragem de Brumadinho.

Leituras sugeridas: