sábado, 3 de agosto de 2019

Indicação: livro “Safari de Estratégia”


Safari de Estratégia (Strategy Safari: a guide tour through the wilds of strategic management) é um dos clássicos mais importantes da literatura acadêmica sobre estratégia,  resultando do trabalho de pesquisa conduzido pelos professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Para quem deseja se aprofundar no estudo das teorias da formulação da estratégia, esta é uma obra imprescindível.



O livro resulta do exame de mais de duas mil contribuições da literatura acadêmica produzida sobre estratégia, tendo identificado um conjunto de 10 escolas de pensamento ou teorias da formulação da estratégia, quais sejam:

- Escola do Design.
- Escola do Planejamento.
- Escola do Posicionamento.
- Escola Empreendedora.
- Escola Cognitiva.
- Escola de Aprendizado.
- Escola do Poder.
- Escola Cultural.
- Escola Ambiental.
- Escola de Configuração.

As teorias em questão reúnem trabalhos de pensadores de vários campos de conhecimento, como Administração, Economia, Sociologia, Ciência Política, História e Psicologia entre outros. Estudar a formulação da estratégia, para os autores de Safari de Estratégia, é como compreender um animal completo, a partir do reconhecimento de suas várias partes: cada parte é importante para compreender o todo e todas as teorias são importantes para que se possa consolidar o conceito de estratégia. 

Os professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel produziram um livro imprescindível sempre recomendado em cursos sobre o seu tema central: estratégia. E produziram também outras obras, que podem ser adquiridas por leitores em livrarias e/ou sites especializados em livros.

Leituras sugeridas:

Em foco: o que é estratégia?

Em foco:  que é arquitetura organizacional?

Em foco: o que é modelo de gestão?

Estratégia e visão de longo prazo interessam aos investidores em ações?