Safari de Estratégia (Strategy Safari: a
guide tour through the wilds of strategic management) é um dos clássicos
mais importantes da literatura acadêmica sobre estratégia, resultando do trabalho de pesquisa conduzido pelos
professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Para quem deseja
se aprofundar no estudo das teorias da formulação da estratégia, esta é uma obra
imprescindível.
O livro resulta do exame de mais de duas mil contribuições da literatura acadêmica produzida sobre estratégia, tendo identificado um conjunto de 10 escolas de pensamento ou teorias da formulação da estratégia, quais sejam:
- Escola
do Design.
- Escola
do Planejamento.
- Escola
do Posicionamento.
- Escola
Empreendedora.
- Escola
Cognitiva.
- Escola
de Aprendizado.
- Escola
do Poder.
- Escola
Cultural.
- Escola
Ambiental.
- Escola
de Configuração.
As
teorias em questão reúnem trabalhos de pensadores de vários campos de
conhecimento, como Administração, Economia, Sociologia, Ciência Política, História
e Psicologia entre outros. Estudar a formulação da estratégia, para os autores de Safari de Estratégia, é como
compreender um animal completo, a partir do reconhecimento de suas várias
partes: cada parte é importante para compreender o todo e todas as teorias são importantes para que se possa consolidar o conceito de estratégia.
Os
professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel produziram um
livro imprescindível sempre recomendado em cursos sobre o seu tema central: estratégia.
E produziram também outras obras, que podem ser adquiridas por leitores em
livrarias e/ou sites especializados
em livros.
Leituras sugeridas:
Em foco: o que é estratégia?
Em foco: que é arquitetura organizacional?
Em foco: o que é modelo de gestão?
Estratégia e visão de longo prazo interessam aos investidores em ações?
Leituras sugeridas:
Em foco: o que é estratégia?
Em foco: que é arquitetura organizacional?
Em foco: o que é modelo de gestão?
Estratégia e visão de longo prazo interessam aos investidores em ações?

