sábado, 3 de agosto de 2019

Indicação: livro “Safari de Estratégia”


Safari de Estratégia (Strategy Safari: a guide tour through the wilds of strategic management) é um dos clássicos mais importantes da literatura acadêmica sobre planejamento e gestão da estratégia,  resultando do trabalho conduzido pelos professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Para quem deseja se aprofundar no estudo das teorias da estratégia, esta é uma obra imprescindível.



O livro resulta do exame de mais de 2 mil contribuições da literatura acadêmica produzida sobr estratégia, tendo identificado um conjunto de 10 escolas de pensamento ou teorias da estratégias, quais sejam:

- Escola do Design.
- Escola do Planejamento.
- Escola do Posicionamento.
- Escola Empreendedora.
- Escola Cognitiva.
- Escola do Aprendizado.
- Escola do Poder.
- Escola Cultural.
- Escola Ambiental.
- Escola da Configuração.

As teorias em questão reúnem trabalhos de pensadores de vários campos de conhecimento, como Administração, Economia, Sociologia, Ciência Política, História e Psicologia entre outros. Estudar estratégia, para os autores de Safari de Estratégia, é como compreender um animal completo, a partir do reconhecimento de suas várias partes: cada parte é importante para compreender o todo e todas as teorias são importantes para que se possa consolidar o conceito de estratégia. 

Os professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel produziram um livro imprescindível sempre recomendado em cursos sobre o seu tema central: as teorias da estratégia. E produziram também outras obras, que podem ser adquiridas por leitores em livrarias e/ou sites especializados em livros.

Leituras sugeridas:

Em foco: o que é estratégia?

Em foco:  que é arquitetura organizacional?

Em foco: o que é modelo de gestão?

Estratégia e visão de longo prazo interessam aos investidores em ações?