sábado, 17 de agosto de 2019

Indicação: série “Desigualdade Global”, da Folha de São Paulo

Foto: Folha de São Paulo. Reportagem sobre os EUA.
Isac Bunn e a última casa perto da siderúrgica Edgar Thompson. 

A série de reportagens do jornal Folha de São Paulo denominada Desigualdade Global, iniciada em 22 de julho, procura mostrar como a desigualdade tem evoluído ao redor do Planeta. Infelizmente, em que pesem a integração dos mercados e o progresso da tecnologia, enquanto parte da humanidade se beneficia desses avanços, a outra não acessa seus benefícios, muitas vezes piorando suas condições de sobrevivência.

A principal conclusão das reportagens da série até o momento apresentadas não é boa: a desigualdade social tem crescido em várias partes do Planeta. Inclusive no âmbito de países ricos. Em editorial, a FSP afirma que para os 10% da população do Planeta que resistem na miséria, o horizonte é “turvo”. No sentido oposto, a concentração de riqueza em mãos dos 0,001% de pessoas mais ricas tem aumentado.

Até o momento, foram publicadas as seguintes matérias, no âmbito da série Desigualdade Global:




Europa.

Reduzir a desigualdade é o que está por trás do primeiro dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Organização das Nações Unidas (ONU): erradicação da pobreza. E de outros ODS's também. Reduzir a desigualdade é algo simplesmente imperioso para a sobrevivência do sistema capitalista.