Nossa Proposta

Nossa proposta para este ESPAÇO GOVERNANÇA é disponibilizar a estudantes universitários de graduação e pós-graduação e aos demais públicos interessados breves conteúdos sobre quatro blocos de temas, distintos, mas interligados: 

- Ética, governança corporativa & sustentabilidade.

- Arquitetura organizacional, estratégia & finanças corporativas.
- Sistema econômico
- Ambiente institucional. 

Os dois primeiros temas se referem ao contexto das organizações - entre empresas e outras. O terceiro e o quarto, ao macroambiente no qual estas existem e sobrevivem, buscando atendimento às expectativas de seus stakeholders e longevidade.

São aqui disponibilizados breves textos enquadrados nas seguintes categorias, entre outras:

- Artigos.
- Casos.
- Em foco.
- Reflexões.
- Indicações.
- Perfis.
- Notícias (específicas).

Sobre "Casos", ressaltamos: esta categoria abrange breves textos baseados em informações públicas, coletadas em publicações do mercado editorial e em veículos de mídia impressos ou da internet. Os breves artigos em questão constituem-se em uma mera base para estimular pesquisas mais aprofundadas de interessados. Um dado caso pode originar pesquisas de múltiplas formas e com variados enfoques.

Sobre "Em foco", tal categoria se refere a algumas séries anuais de breves textos publicadas neste ESPAÇO GOVERNANÇA. Foram postado, até o momento, textos sobre os seguintes temas:

- 2014-2015 - governança e sustentabilidade (7).
- 2016 - sistema econômico, mercado de capitais e finanças corporativas (6).
- 2017 - sustentabilidade (6).
- 2018 - finanças corporativas (6).
- 2019- arquitetura  organizacional (7).

Para facilitar consultas, foram criadas várias tags, que poderão ser pesquisadas, de acordo com o interesse específico de quem pesquisa; elas podem ser vistas à direita da front page deste ESPAÇO GOVERNANÇA.

Mencionamos também a existência de dois blogs - Trajetória Internacional e Fundamentos dos Contratos - extensões deste ESPAÇO GOVERNANÇA, com  postagens sobre dois temas: Direito Internacional Público (DIP) e Direito Civil - Contratos. A explicações respectivas sobre a criação de cada blog estão apresentadas em suas postagens iniciais. Notamos que o primeiro blog se relaciona à governança global, e o segundo, aos contratos, um tema precioso para a governança corporativa.

Convidamos os internautas a navegarem pelos nossos conteúdos. Chamamos sua atenção, adicionalmente, às páginas Orquestra Societária e Acionista, onde divulgamos artigos publicados por Mônica Brandão e Cida Hess respectivamente na Revista RI - Relações com Investidores e no Portal Acionista
 
Por fim, comentários e sugestões de melhorias poderão ser remetidos à editoria do site via e-mail mbran2015@gmail.com e serão benvindos.