domingo, 25 de agosto de 2019

Renda dos mais ricos sobe e da classe média e dos mais pobres cai; concentração de renda é grande no Brasil


A série Desigualdade Global do jornal Folha de São Paulo, no capítulo destinado ao Brasil, aponta que do final de 2014 a junho de 2019, a renda per capita dos 10% mais ricos subiu 2,5%, e a do 1% mais rico, 10,1%, acima da inflação. Quanto às respectivas rendas dos 50% mais pobres e dos 40% do meio – a classe média –, estas caíram 17,1% e 4,2%.

A mesma série chama a atenção dos leitores para o fato de que no Brasil, enquanto as pessoas mais ricas expandiram sua renda de 2001 a 2015 e os 50% mais pobres também melhoraram sua renda, a classe média – os 40% das pessoas “do meio” – perdeu participação nos rendimentos totais, de 33,1% para 30,6%.

A série ainda aponta a forte concentração de renda no topo da pirâmide social do Brasil. O País é, atualmente, o país democrático com maior concentração de renda pelo 1% de pessoas muito ricas. Quando se consideram países com regimes democráticos e absolutistas, o Brasil fica em segundo lugar, atrás apenas do Quatar. A fonte primária desta informação é o Relatório de Desigualdade Global da Escola de Economia de Paris, citada na série Desigualdade Global da FSP.

Leituras sugeridas: