sábado, 24 de agosto de 2019

Indicação: livro “Governança Corporativa: Um modelo brasileiro”


O livro “Governança Corporativa: Um modelo brasileiro” foi criado pelos professores Elismar Álvares, Celso Giacometti e Eduardo Gusso, especialistas em governança corporativa da Fundação Dom Cabral.


 O livro apresenta uma metodologia que pode ser aplicada por diferentes grupos econômicos ou mesmo empresas de médio porte, a qual permite avaliar o estágio de governança corporativa dessas organizações, subsidiando avanços cuja necessidade seja identificada.

A obra se divide em três partes:

- Parte I – Fundamentação teórica da governança corporativa.
- Parte II – Modelo de governança corporativa da empresa brasileira.
- Parte III – Metodologia para aplicação do modelo.

A parte I apresenta um arcabouço conceitual robusto, o qual fundamenta as próximas duas. A aplicação do modelo será operacionalizada por meio das Partes II e III. Os eventuais usuários da metodologia poderão, utilizando planilhas eletrônicas a serem por eles construídas, operacionalizar os critérios apresentados pelos autores.

Os autores do livro são profissionais qualificados, com extensa experiência profissional. A professora Elismar Álvares é graduada em psicóloga com formação sólida no Brasil e na Suíça e foi criadora do Programa de Desenvolvimento de Acionistas da Fundação Dom Cabral. O professor Celso Clemente Giacometti é graduado em administração e contabilidade e tem atuado como consultor e conselheiro de organizações. Quanto ao professor Eduardo Gusso, é graduado em engenharia mecânica de produção, sendo também consultor e conselheiro de organizações.

Publicado em 2008, “Governança Corporativa: Um modelo brasileiro”, mesmo estando fora de linha, pode ser adquirido em livrarias especializadas em livros usados. Tecnicamente, o livro é atual e merece ser indicado como um dos instrumentos disponíveis de avaliação da governança de empresas.