domingo, 14 de julho de 2019

Documentário brasileiro sobre barragem rompida de Mariana é premiado na ONU


O documentário River of Mud – the worst environmental disaster in Brazil (Rio de Lama – o pior desastre ambiental do Brasil), de Tadeu Jungle, sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, ocorrido no ano de 2015, foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Feito em realidade virtual, a obra ganhou o prêmio de melhor filme de Sustainable Development Goals (SDG), cuja entrega ocorreu em New York, na noite do dia 11, quinta-feira.

O documentário mostra os escombros do povoado destruído de Bento Rodrigues pelo rio de lama que jorrou da barragem rompida, em contraste com as memórias de antigos moradores. O diretor Tadeu Jungle espera que o filme ajude a tornar as pessoas mais atentas às barragens de rejeitos do setor de mineração, uma das quais também trouxe ao Brasil o horror produzido pelo rompimento da barragem de Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro deste ano.

Relembrando brevemente o ocorrido em Mariana: no dia 5 de novembro de 2015, quinta-feira, uma barragem de rejeitos tóxicos da Samarco, empresa pertencente em partes iguais à Vale S/A e a anglo-australiana BHP Billiton se rompeu, criando uma onda de lama mortífera que soterrou Bento Gonçalves, atingiu vários municípios próximos dos leitos do Rio Doce e seus afluentes, chegando ao Oceano Atlântico (litoral do Espírito Santo) e matando 19 pessoas. Em termos de devastação ambiental, este foi o maior desastre dessa natureza no Brasil. O documentário de Tadeu Jungle procura mostrar parte das tragédias ambiental e humana criadas pelo rompimento da barragem.


Sugestões de leituras: