sábado, 27 de julho de 2019

Indicação: documentário “Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo”


Dirigido por Candida Brady, o documentário Trashed (Para onde vai nosso lixo), de 2012, trata do destino dos resíduos que os seres humanos produzem, indo além da questão do lixo doméstico em si. Conta com a apresentação do ator britânico Jeremy Irons, vencedor de um Oscar, o qual procura mostrar como vários governos lidam com os resíduos produzidos pelas atividades humanas, entre outras questões apresentadas.


Ao longo do documentário, Jeremy Irons visita variados lugares, como um lixão no Líbano, cujas montanhas de rejeitos alcançam 40 metros de altura – algo ainda sem solução até o momento de realização do documentário – e uma usina de incineração na Islândia, a qual foi desativada após o governo detectar que havia forte contaminação química gerada pelos resíduos presentes na fumaça produzida pela usina.

Um tema importante do documentário é o plástico que se acumula no solo, na água e no ar e libera substâncias altamente nocivas para os seres humanos e o meio ambiente. Plásticos são, segundo o filme, uma espécie de quebra-cabeças para a humanidade: não são biodegradáveis, não podem ser queimados – sua queima libera substâncias altamente tóxicas – e enterrá-los adia o problema para as gerações futuras.

O filme se divide em três partes. A primeira, procura fazer um diagnóstico da situação. A segunda e a terceira tratam de possíveis soluções, mas é na parte final que se apresentam as bases para escolhas mais corretas para os países e as pessoas. Apesar das várias situações aflitivas nele apresentadas, Trashed não é um documentário pessimista. Aliás, aponta contribuições que os governos e os cidadãos comuns podem dar para ajudar a diminuir os problemas criados pelos resíduos. Em San Francisco (EUA), por exemplo, uma lei municipal criou a obrigatoriedade de reciclagem que levou 77% do lixo produzido pela cidade a serem reciclados. Quanto aos cidadãos, estes podem contribuir com novos hábitos de consumo consciente.

Trashed pode ser visto como uma reportagem importante sobre a questão dos resíduos; assim, ele tem sido e merece ser visto por vários públicos acadêmicos. Afinal, os resíduos fazem parte do nosso dia a dia e pensar em formas de lidar com eles é uma dos mais importantes desafios que se apresenta às gerações presentes e, infelizmente, às futuras.