sábado, 13 de julho de 2019

Brumadinho: primeira condenação da Vale e outras notícias


Vale é condenada pela Justiça de Minas Gerais

No dia 9 de julho, a Justiça de Minas Gerais, por meio do juiz Elton Pupo Nogueira, da 6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, condenou a Vale S/A pelo rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). A Companhia foi condenada à reparação do prejuízos provocados pelo ocorrido, que deixou 246 mortas e 24 desaparecidas (270 vítimas potenciais).

Apesar da condenação, o magistrado não indicou valores em sua decisão, considerando que as consequências do ocorrido ainda não foram quantificadas. Para o magistrado, além das vítimas do desastre, há que considerar as perdas econômicas, sociais e ambientais provocadas pelo rompimento da barragem.

Em nota, diante de sua primeira condenação junto ao Poder Judiciário, a Vale afirmou o seu compromisso com a reparação de forma célere e justa às famílias, à infraestrutura da sociedade e ao meio ambiente.

CPI do Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado concluiu e aprovou seu relatório na reunião do dia 2 de julho, o qual será encaminhado a diversas entidades:  Polícia Federal, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Ministério Público da União, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, governo de Minas Gerais, Ministério das Minas e Energia e Ministério do Meio Ambiente.

CPI da Câmara dos Deputados

A CPI da Câmara dos Deputados segue em seus trabalhos. Na reunião do dia 11 de julho, quinta-feira, foram ouvidos depoimentos de uma empregada da Vale, a engenheira geotécnica Andrea Dornas, bem como de Fernando Schnaidm, engenheiro e professor da UFRGS, e Julio Grillo, ex-superintendente do Ibana/MG.

Além da tomada de depoimentos, a Comissão analisou requerimentos de novos depoentes, pedidos de informações a vários órgãos e entidades sobre recuperação de danos ambientais provocados pelo rompimento da barragem, e ainda, convite à CPI da Câmara Municipal de Belo Horizonte para trocar informações relativas ao abastecimento de água da Capital Mineira, em função da contaminação do rio Paraopeba.

CPI da Almg

Nesta semana, a CPI da Assembleia Legislativa de Minas Gerais faria uma acareação entre empregados da Vale, mas o evento foi cancelado, segundo Fernando Henrique Barbosa, empregado da Companhia, informou ao G1. Os empregados da Companhia Renzo Albieri, Cristina Malheiros, César Grandchamp e Artur Ribeiro Bastos foram convocados e participariam de uma acareação com Fernando Henrique que, segundo o mesmo, não ocorreu.

Leituras sugeridas: