sexta-feira, 12 de julho de 2019

Virgem Galactic: uma empresa espacial na Bolsa de Valores?


Criada em 2004 pelo empresário britânico sir Richard Branson e pioneira no turismo espacial e no lançamento de pequenos satélites, a empresa Virgin Galactic pretende promover viagens espaciais.

A Empresa atua em um setor onde também operam a Blue Origin, de Jeff Bezos, criador da Amazon, e a SpaceX, de Elon Musk, fundador da Tesla. Entretanto, ela é a mais antiga, tem crescido e conta com uma lista de espera de cerca de 600 interessados em viajar no espaço.

Em 2014, um acidente fatal atrasou o crescimento da Empresa. No dia 31 de outubro daquele ano, a nave SpaceShipTwo se acidentou no Deserto de Mojave. No acidente, o copiloto perdeu a vida e o piloto abandonou o veículo antes da queda, tendo sido resgatado com pequenos ferimentos. Apenas cerca de dois anos após, em 2016, a Virgin Galactic retomou seus testes.

O sonho de Richard Branson de que que a Virgin Galactic seguisse se desenvolvendo permaneceu e, em 2017, investimentos da ordem de US$ 1 bilhão da Arábia Saudita chegaram a ser esperados. Entretanto, o assassinato do jornalista Jamal Kashoggi no consulado do País na Turquia interrompeu as tratativas com os árabes.

Em 2019, os planos de Richard Branson prosseguem, com a possibilidade concreta de investimento da empresa Social Capital Hedosophia Holdings, cujo diretor-presidente é Chamath Palihapitiya, ex-executivo do Facebook. A Social Capital poderá ser sócia da Virgin Galactic com uma participação de 49% e a empresa criada por Richard Branson poderá abrir o seu capital em bolsa de valores até o final de 2019.

Se tudo der certo, ao final de 2019, a Virgin Galactic será a primeira companhia atuando no turismo espacial do Planeta com ações em bolsa de valores. Fica a curiosidade sobre qual será (ou quais serão) os preços das passagens a serem cobradas dos futuros astronautas.

Há alguns anos, Richard Branson abriu o capital da Virgin e, algum tempo após, fechou, insatisfeito em lidar com a os trâmites que uma empresa com ações listadas em bolsa requer. Em prol de realizar seu novo sonho, as notícias indicam que ele poderá voltar ao mercado de ações, via Virgin Galactic. Se tudo der certo, conforme dito, será o mercado de capitais uma vez mais ajudando a realizar sonhos de empreendedores.

Abaixo, Branson e Palihapitiya são entrevistados sobre o empreendimento.



Leituras sugeridas: