sábado, 6 de julho de 2019

Indicação: documentário “A última hora”


O documentário The 11th hour (A última hora), de 2007, foi produzido e narrado pelo ator Leonardo DiCaprio e dirigido pelas irmãs Nadia e Leila Conners. Trata dos principais desastres no meio ambiente provocados pelo próprio ser humano. O filme procura demonstrar como a Revolução Industrial e o capitalismo depredaram, em grande medida, o meio ambiente, via desmatamento, emissão de gases poluentes, caça e pesca predatórias e muitas outras ações com efeitos devastadores para o Planeta.

The 11th hour apresenta mais de 50 entrevistas com várias pessoas ilustres, entre cientistas, líderes políticos e outras, tais como o cientista Stephen Hawking, a médica queniana Wangari Maathai (Prêmio Nobel da Paz em 2004) e o ex-presidente da Rússa Michail Gorbachev. Os entrevistados, alguns dos quais falecidos, não apenas ajudam a esclarecer os eventos narrados, mas também indicam possíveis alternativas para um futuro menos arriscado.

Leonardo DiCaprio, ao longo de anos, tem procurado sensibilizar pessoas para os problemas ambientais do Planeta, sendo uma das celebridades que têm feito um trabalho consistente com esse propósito. Seu filme pode ser visto como um alerta à humanidade. Desde que este foi disseminado junto ao grande público, em âmbito global, quase 12 anos se passaram. Haverá tempo hábil?

Vários entrevistados de The 11th hour apontam alternativas sobre as quais vale a pena refletir. E agir. O sistema capitalista, sem dúvida, requer fortes mudanças, baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável, disseminado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu famoso relatório Our Common Future (Relatório Brundtland). O presente e o futuro são de muito trabalho, mas também de novas oportunidades.