quinta-feira, 4 de julho de 2019

Participação de mulheres nos conselhos de administração: como acelerar? 2/3


Mesmo não abrangendo o mundo privado, a discussão sobre um eventual sistema de cotas não parece algo retórico ou imaterial, já que na esfera legal existem esforços para que tal sistema se torne realidade nas empresas estatais e de economia mista da esfera federal no Brasil. Assim, vale a pena refletir sobre a questão das cotas. O quadro a seguir sintetiza argumentos a favor e contra (contrapontos) a esse sistema:



Conforme se percebe examinando o quadro acima, dele emergem três restritores principais ao sistema de cotas (contrapontos indicados na coluna à direita): a cultura vigente, ainda pautada por forte presença masculina nos conselhos, a qualificação insuficiente de conselheiras e a indisponibilidade de conselheiras qualificadas (associada à anterior).

No que concerne à qualificação de conselheiras, não será correto atribuir a responsabilidade por más contratações para suprir cotas obrigatórias em conselhos às próprias contratadas. Afinal, sócios de empresas realmente cientes do grande valor de um conselho de administração buscarão conselheiras qualificadas; esta é a providência correta a ser tomada. Eles encontrarão conselheiras qualificadas, ou então as prepararão. Se não o fizerem, provavelmente já não o fariam se não existisse o sistema de cotas. A responsabilidade de recrutar, contratar e avaliar conselheiros é dos sócios ou, no caso de empresas estatais e mistas, de seus prepostos, os representantes eleitos pelo povo para o Poder Executivo.

Ao mesmo tempo, como a conscientização sobre a importância dos conselhos de administração ainda é consideravelmente assimétrica  no Brasil e no mundo, o sistema de cotas, per se, não assegurará agregação de eficácia sem conselheiras qualificadas para a função, isto é, se cargos forem preenchidos com mulheres que não possam contribuir para o futuro da empresa e que foram escolhidas sem critérios de qualificação.

Adicionalmente, sobre a assimetria supracitada, a nosso ver, corre-se o risco de o aspecto cultural reforçar a resistência em relação à presença feminina nos conselhos, criando a necessidade de mais esforço do que seria necessário para vencer tal resistência. Note-se que estamos tratando, neste artigo, da necessidade de a diversidade agregar eficácia aos conselhos: homens e mulheres devem contribuir para que o conselho de administração seja uma esfera de alta performance.


Mônica Mansur Brandão