domingo, 21 de julho de 2019

O que é greenwashing?


A palavra greenwashing significa, literalmente, lavagem verde. E o que significa esta segunda expressão? Corresponde à postura de algumas empresas que tentam criar – e muitas vezes, criando – uma falsa impressão de compromisso com a sustentabilidade, sem que isso corresponda à realidade da organização.

As empresas que praticam greenwashing costumam usar, em embalagens de produtos, palavras e termos que atraem a atenção de consumidores, sem, entretanto, entregar o que prometem. As embalagens de seus produtos trazem palavras e expressões como “ecológico”, “sustentável”, “amigo do meio ambiente” e outras, mas a realidade de seus produtos é outra.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) fez uma pesquisa com mais de 500 embalagens de produtos, abrangendo higiene, limpeza e utilidade doméstica. Várias empresas foram notificadas, no sentido de que esclareçam suas práticas e adequem suas embalagens à realidade.

Entre as várias formas de praticar greenwashing, resumem-se abaixo as práticas apresentadas pelo Idec:

1 – Afirmação sem prova, vaga ou irrelevante

Empresas podem apresentar afirmações sem demonstrar sua veracidade (sem provar o que dizem), de forma vaga (sem significado para o consumidor) ou irrelevante (que não diferencia o produto de outros). Podem, por exemplo, dizer que o produto economiza água sem demonstrar, que ele é sustentável sem explicar o que isso significa, ou que não tem CFC, sendo que outros produtos também não, já que a substância é proibida.

2 – Foco enganoso de questões ambientais

Empresas podem enfatizar uma questão ambiental sem focar outra que é relevante. Por exemplo, podem usar plástico alegando economia de água, sendo o material poluente. Ou dizer que o produto usa menos plástico, mas, mesmo assim, usa e o material polui.

3 – Criação de fachada enganosa

Empresas podem mentir, dizendo que o produto tem descarte seletivo, e isto não ser verdade. Podem também iludir o consumidor, estampando, no rótulo, uma figura que dá a impressão de certificação por entidade competente, mas que, na realidade, não é selo certificador.

Para orientar consumidores, o Idec desenvolveu um guia, que pode ser acessado em seu site.

Greenwashing é uma questão que diz respeito à governança corporativa e à sustentabilidade, sendo fundamental que aqueles que dirigem uma empresa tenham consciência do significado desse termo e criem diretrizes claras para que os produtos não iludam ou mintam para um de seus principais stakeholders: os consumidores.

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