sexta-feira, 31 de maio de 2019

Em foco: o que é estratégia?


A palavra estratégia é uma evolução do vocábulo grego estratego, constituído pela integração de stratos (exército) e ago (liderança ou comando); assim, estratego significa comando do exército. Estratégias, táticas e ações militares ao longo da história têm sido objeto de diversos estudos, visando seu entendimento e aperfeiçoamento, a partir da análise detalhada de vitórias e derrotas.

O livro Strategy Safari (Safári de Estratégia, 1998, 2009), de Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel, permite navegar por diversas escolas de pensamento estratégico, as quais emergem da compilação de muitos estudos desenvolvidos sobre estratégia. São elas, de forma resumida:

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Para fins deste texto,  e correndo-se o risco da simplificação, considera-se que a estratégia seja um caminho de sucesso, que permite à organização sair do status presente e alcançar o status futuro, cumprindo sua missão e alcançando sua visão.

Quais são as principais dimensões da estratégia? Segundo o artigo Estratégias para mudança, de James Brian Quinn (2001), são elas:


1) Metas, políticas e programas - a estratégia compreendem metas a serem alcançadas, políticas mais significativas para orientar ou limitar ações e providências sequenciais ou programas a implantar. 

2) Conceitos e investidas-chave - a estratégia requer alguns conceitos e investidas-chave (projetos estratégicos), que lhes dão coerência, equilíbrio e enfoque e que podem ser temporárias ou de mais longo prazo. Recursos precisam ser alocados de maneira que se possa executar cada investida-chave.

3) Força e flexibilidade - a estratégia precisa ser forte, robusta e, ao mesmo tempo, flexível, por lidar mais do que com o imprevisível: com o desconhecido.  


4) Suporte múltiplo - a estratégia abrange, na prática, um conjunto de estratégias para as várias partes da organização, que requerem coerência entre si e coordenação, em prol da coesão.


A estratégia é um dos elementos mais importantes da chamada arquitetura organizacional, ou seja, o projeto ou desenho da organização. Para J. R. Galbraith, em obras como Designing organizations – an executive briefing on strategy, structure and process (1995, 2002) e outras, a arquitetura citada abrange estratégia, processos, estrutura, as pessoas e o sistema de recompensas, sendo a estratégia a fórmula para vencer da organização.