quinta-feira, 21 de março de 2019

Brumadinho: indenizações da Vale começam a andar


A Vale inicia, nesta semana, o cadastramento de pessoas elegíveis para receber indenizações emergenciais previstas por acordo entre várias entidades e a empresa, em função  do rompimento da barragem de resíduos minerais de Brumadinho, ocorrido no dia 25 de janeiro. O evento resultou, até o momento, em 206 mortos e 102 desaparecidos, segundo a Defesa Civil, produzindo ainda grande devastação em terras e águas, com destaque para o Rio Paraopeba, que serve Belo Horizonte., que está com altos níveis de intoxicação.

Segundo o acordo feito entre os Ministérios Públicos Federal e Estadual, as Defensorias Públicas da União e Estadual, as Advocacias-Gerais da União e do Estado e a Vale, todos os moradores de Brumadinho (MG), bem como as pessoas residentes a um quilômetro do leito do Rio Paraopeba deverão ser indenizados.

Ao longo de um ano, a Mineradora pagará um salário mínimo a cada adulto, meio salário a cada adolescente e um quarto de salário a cada criança. Quanto aos moradores do Parque da Cachoeira e do Córrego do Feijão, estes também receberão uma cesta básica a cada mês ao longo de um ano.

Os primeiros moradores a receber indenizações são os do Parque Cachoeira e Córrego do Feijão. Eles foram as pessoas mais impactadas pelo rompimento da barragem da Vale. De acordo com a Companhia, apenas aqueles moradores registrados e que entregarem a documentação exigida receberão indenizações. 

Para receberem suas indenizações, moradores terão que levar a postos de atendimento um formulário preenchidos com seus dados e vários documentos, como CPF, comprovantes de residência e de conta bancária. Os postos de atendimento aos moradores de Parque Cachoeira e Córrego do Feijão funcionarão de segunda-feira a sábado e de 8:00 às 18:00 horas.

Fontes: G1 e outros veículos de mídia.