sábado, 23 de março de 2019

Brumadinho: lama contamina o Rio São Francisco

Rio Paraopeba       Fonte: TV Globo

A lama produzida pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, ocorrido no dia 25 de janeiro, chegou ao Rio São Francisco. É o que informa a Fundação Mata Atlântica, que tem estudado a devastação ambiental produzida pelo evento.

De acordo com a Fundação, o Reservatório de Retiro Baixo tem segurado a maior parte do volume de rejeitos egressos do Rio Paraopeba. Entretanto, metais contaminantes mais finos ultrapassaram o  Reservatório e atingiram o Rio São Francisco. As análises estão indicado níveis de contaminação em padrões elevados.

O estudo da Fundação Mata Atlântica, que aponta turbidez da água e contaminação por metais acima de limites legais, segundo veículos de mídia, vem sendo contestado pela Agência Nacional de Águas (ANA), pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e pelo Serviço Geológico do Brasil. Segundo esses órgãos, o Rio São Francisco já estava contaminado antes do ocorrido em Brumadinho. A Vale também teria garantido que a lama ainda não chegou ao Rio São Francisco.

Fontes: Fundação Mata Atlântica, G1, R7, Estado de Minas e outros veículos.

Leia também: