quinta-feira, 28 de março de 2019

Indicação: livro “Winning sustainability strategies”


Apenas um terço das companhias analisadas por um estudo de pesquisadores do IMD, em Lausanne (Suiça) demonstram coerência entre o discurso e a prática, quando se fala em sustentabilidade. Considerando as necessidades de envolvimento do maior número possível de empresas nas questões socioambientais, é importante oferecer às empresas ferramentas que as permitam acelerar a sincronização entre o discurso e a prática.

Nesse sentido, o livro Winning Sustainability Strategies (Editora Palgrave MacMillan, 2019), escrito por Benoit Leleux e Jan van der Kaaij, oferece uma contribuição às empresas e executivos interessados. Mencionando o estudo acima, o livro apresenta vários exemplos de empresas que têm conseguido construir e implementar bons programas focados em sustentabilidade, por meio de uma combinação entre finalidade, direção e velocidade, a qual os autores denominam Vectoring (Vetorização).




Com base em informações associadas ao Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Benoit Leleux e Jan van der Kaaij apontam variados casos de Vectoring, metodologia que, segundo os mesmos, abrange o desenho e a execução de novos programas de sustentabilidade, a inclusão de objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Sustainable Development Goals – SDG’s) em estratégias empresariais e a análise do impacto dos programas de sustentabilidade na competitividade e no valor da empresa.

Os SDG’s da ONU são 17 e pretende-se que eles sejam alcançados até 2030. O primeiro desses objetivos – e o mais desafiador – é eliminar a fome no Planeta.