sábado, 16 de março de 2019

Quem é Greta Thunberg?


Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg ou, simplesmente, Greta Thunberg é uma adolescente sueca nascida em 3 de janeiro de 2003, filha de uma cantora de ópera e de um ator. Com apenas 16 anos, Greta  é uma das mais ativas líderes do Planeta em prol do enfrentamento das mudanças climáticas. Hoje, 15 de março, a liderança de Greta produziu manifestações de jovens em várias cidades do mundo.

Como tudo começou? Em 2018, Greta deixou de frequentar sua escola até as eleições gerais da Suécia, ocorridas em 9 de setembro, após a ocorrência de excesso de calor e incêndios em seu País. Todos os dias, ela se sentava do lado de fora do Riksdag, durante o horário escolar, com a inscrição “Escola de Greve para o Clima” (Skolstreik for Klimatet). Após algumas semanas, Greta tomou a decisão de prosseguir em sua greve; porém, às sextas-feiras, em uma iniciativa denominada Sextas-Feiras para o Futuro (Fridays for Future). 


O movimento de Greta Thunberg, com o passar do tempo, ganhou adesões e hoje ela influencia milhões de adolescentes em vários países. Segundo a jovem ativista, a escola não aprova que ela não frequente as aulas nas sextas-feiras, mas a comunidade escolar a ajuda a repor os assuntos não vistos em outros dias da semana. Em entrevista para o portal G1, Greta disse que passou a se dedicar aos problemas climáticos da Terra após ter aulas sobre as mudanças do clima na escola. Ela acredita, conforme afirmou ao G1, que os políticos e adultos, de modo geral, não estão ouvindo seu movimento, por não terem conhecimentos básicos sobre as mudanças climáticas. Nesta quinta-feira, dia 14, Greta Thunberg foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.