terça-feira, 26 de março de 2019

Brumadinho: tragédia faz dois meses

Fonte: Agência Brasil

Há exatamente dois meses, no dia 25 de janeiro, uma sexta-feira, ocorreu o rompimento da  barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que produziu uma avalanche mortal de lama. A onda de resíduos da mineradora Vale, proprietária da barragem, deixou mais de trezentos mortos e desaparecidos, devastando terras e contaminando fortemente o Rio Paraopeba. 

Até o dia de hoje, registram-se 212 mortos e 93 pessoas desaparecidas, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros, que tem tido uma atuação heroica nos trabalhos de resgate de pessoas e corpos, segue trabalhando nas áreas atingidas, buscando encontrar outros corpos. Seu trabalho tem sido excepcional.

De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, as águas do Rio Paraopeba estão altamente contaminadas com resíduos minerais egressos da barragem rompida e a poluição alcançou o Rio São Francisco. Segundo a Fundação, o Reservatório de Retiro Baixo tem segurado a maior parte dos rejeitos do Rio Paraopeba, mas metais contaminantes mais finos ultrapassaram o Reservatório e atingiram o Rio São Francisco.

Uma estrutura para o pagamento de indenizações de emergência começou a operar, com base em acordo estabelecido entre os Ministérios Públicos Federal e Estadual, as Defensorias Públicas da União e Estadual, as Advocacias-Gerais da União e do Estado e a Vale. Pelo acordo, todos os moradores de Brumadinho (MG), bem como as pessoas residentes a um quilômetro do leito do Rio Paraopeba serão indenizados.

Por fim, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada para investigar as causas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão e iniciará suas atividades nesta semana. Serão ouvidos integrantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das Polícias Federal e Cívil. A CPI também pretende acompanhar a reparação de danos aos atingidos.

Fonte: G1 e outros veículos de mídia

Sugestão de leitura:

Brumadinho: Lama contamina o Rio São Francisco