sábado, 22 de junho de 2019

Indicação: livro “Governança Corporativa – o poder de transformação das empresas”


Escrito pelo professor Roberto Gonzalez, o livro Governança Corporativa – o poder de transformação das empresas apresenta conceitos básicos e práticas de governança corporativa, associando o tema governança a outros muito importantes como mercado de capitais (especialmente no caso das empresas que operam nesse mercado), contabilidade e sustentabilidade.

Além da conceituação básica, o livro destaca como as boas práticas de governança corporativa, a transparência e o relacionamento das organizações empresariais com seus diversos públicos relevantes (stakeholders) podem agregar valor à marca empresarial. A obra destaca, ainda, a importância da contabilidade para que se possa praticar uma boa governança. E dedica especial atenção ao conceito de sustentabilidade, enfatizando que não é factível ter uma boa governança sem critérios que busquem tornar a organização sustentável, sendo válido também o oposto.


“Governança Corporativa – o poder de transformação das empresas” está estruturado nos seguintes capítulos:

1 – Afinal, o que é governança corporativa?
2 – Mercado de capitais
3 – Estrutura de poder e governo
4 – A transparência das organizações
5 – Governança e contabilidade
6 – Governança e sustentabilidade
7 – Casos concretos

Roberto Gonzalez, autor da obra, é administrador de empresas, MBA em mercado de capitais e tem atuado em diversas organizações e frentes: no TheMediaGroup, como diretor, na Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (FIDES), no Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (Bolsa de Valores) e na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais. Tem atuado também em diversas instituições de ensino, como a Trevisan Escola de Negócios, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) entre outras.