domingo, 16 de junho de 2019

Indicação: “Laudato si”, pelo Papa Francisco


A encíclica Laudato si (Louvado seja), do Papa Francisco, publicada em junho de 2015, é a primeira manifestação de cunho mais amplo da Igreja Católica sobre o tema sustentabilidade. E surpreende o leitor por sua extensão e profundidade, que leva em consideração a realidade objetiva do Planeta, os aspectos científicos envolvidos e a visão espiritual que não poderia faltar, pautada, diga-se de passagem, pelo respeito às várias crenças religiosas.

Antes do Papa Francisco, outros pontífices, como os Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI se manifestaram a respeito do tema e essas manifestações são citadas no primeiro capítulo de “Laudato si”. Entretanto, nesta encíclica, o Papa Francisco contempla questões econômicas, sociais e ambientais em profundidade e extensão inéditas. O Sumo Pontífice critica o desenvolvimento econômico irresponsável, aponta seus efeitos especialmente sobre os mais pobres e faz um apelo às nações para que se combata a degradação do Planeta e as mudanças do clima.



A encíclica papal está organizada em seis capítulos:

1 – O que está acontecendo em nossa casa
2 – O Evangelho da criação
3 – A raiz humana da crise ecológica
4 – Uma ecologia integral
5 – Algumas linhas de orientação e ação
6 – Educação e espiritualidade ecológicas

Em sua essência, “Laudato Si” convoca as nações e as pessoas de boa vontade de todas as classes a aceitarem o convite de mudar o rumo que o Planeta toma. E sugere que as nações e povos que mais têm poluído a Terra – e usufruído dos benefícios do dito progresso – ajudem as nações e povos menos favorecidos.

Sugestão de leitura:

Breve reflexão sobre a defesa ambiental do Papa Francisco