segunda-feira, 29 de abril de 2019

Reflexões sobre Mariana e Brumadinho

Lama de Mariana chega ao mar do Espírito Santo   
Ricardo Linhares / Reuters

A Revista RI – Relações com Investidores publicou, na edição de abril de 2019, o artigo denominado Modelo de Gestão Sustentável: os casos Mariana e Brumadinho, de autoria de Cida Hess e Mônica Brandão.

Neste artigo, com base em fundamentos do que elas denominam MGS (sigla correspondente a “Modelo de Gestão Sustentável”), as autoras levantam uma série de perguntas sobre as causas mais profundas do rompimento das barragens de Mariana, pertencente à Samarco (empresa de propriedade da Vale e da BHP Billiton), e Brumadinho, pertencente à Vale. O primeiro evento ocorreu em 5 de novembro de 2015, e o segundo, em 25 de janeiro de 2019.

Entre as perguntas citadas, destacam-se:

1) Em que medida houve efetivo alinhamento entre sócios, conselheiros (representantes dos primeiros), Diretoria Executiva e as áreas operacionais da Organização quanto aos riscos reais dos eventos ocorridos? Os sócios e seus representantes tiveram acesso a um quadro realista dos riscos em ambas as situações?

2) Qual tem sido a lógica vigente de governança corporativa na Organização – o modelo financeiro ou o modelo dos stakeholders?

3) Os sócios e dirigentes da Organização têm clareza quanto à forte associação entre os conceitos de governança corporativa, sustentabilidade e gestão de riscos?

4) A gestão de riscos tem sido satisfatória? O mapeamento de riscos vem sendo feito de maneira a tornar próxima de zero a possibilidade de eventos inaceitáveis? As evidências físicas de riscos estão sendo percebidas e corretamente interpretadas? As decisões de investimentos baseadas nesse mapeamento têm sido adequadas?

Conforme se observa, as perguntas acima tratam de temas como governança corporativa (com destaque para o alinhamento e a lógica de vigente de governança), sustentabilidade e gestão de riscos.

Cida Hess e Mônica Brandão ainda observam que a Vale é uma empresa com recursos e que pode revisar o seu modelo de gestão, a partir de reflexões e ações sobre os temas e perguntas anteriores.

Leituras sugeridas: