sábado, 6 de abril de 2019

O que é D&O


A sigla D&O significa Directors and officers liability insurance (Seguro de responsabilidade de conselheiros e diretores) e corresponde a um seguro de responsabilidade civil feito por empresas para seus dirigentes e gerentes, visando o reembolso de gastos com a defesa em processos legais ou regulatórios, quando decisões administrativas criam danos involuntários. Atos efetivamente ilegais, contudo, não são cobertos por tal seguro.

Segundo matéria veiculada pelo jornal Valor, em 29 de março, a procura por esse tipo de produto tem crescido no Brasil, em função de escândalos relacionados a grandes empresas. Afinal, ainda que de forma não intencional, decisões executivas podem provocar processos na esfera jurídica ou regulatória. De 2018 para 2019, o mercado do seguro cresceu 9,4%, totalizando R$ 443 milhões e 10 mil apólices. Esse crescimento tem atraído seguradoras como a Porto Seguro, a  Astral Seguradora e outras.

O D&O existe no Brasil há cerca de 20 anos, integra pacotes de contratação de executivos e sua adoção por empresas não deixa de ser uma prática de governança corporativa relacionada à gestão de pessoas – no caso, dirigentes e gerentes. Entretanto, a prática necessita estar integrada a um processo inteligente de contratação de pessoas e ao sistema de recompensas a esses públicos, cujas responsabilidades não são triviais.

Fontes: Valor Econômico e outras