segunda-feira, 8 de abril de 2019

Indicação: pesquisa “Governança em empresas familiares” do IBGC


O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) publicou recentemente a pesquisa denominada Governança em empresas familiares: evidências brasileiras, resultante de uma parceria entre o Instituto e a PriceWaterhouseCoopers.

O principal objetivo da pesquisa foi aprofundar o conhecimento sobre como as empresas familiares atuam em governança, já que a sobreposição entre os sistemas de organização, família e propriedade as tornam diferentes de outras empresas sem essa característica. A coesão da família afeta a filosofia e as práticas de governança corporativa das empresas familiares, determinando como familiares se envolvam no negócio e o conduzam.

O documento que relata a pesquisa está estruturado em quatro partes principais:

1 – Perfil das empresas participantes.
2 – Envolvimento da família na empresa.
3 – Governança.
4 – Considerações Finais.

Investir no conhecimento sobre as empresas familiares é importante, em função da grande presença dessas organizações na economia. A adoção de boas práticas de governança por essas organizações é altamente desejável sob o ponto de vista econômico e social, especialmente quando se pensa nos aspectos de sua longevidade e da geração de empregos.

Entidade fortemente empenhada no desenvolvimento das boas práticas de governança corporativa no Brasil, o IBGC tem disponibilizado em seu site institucional vários conteúdos e pesquisas sobre governança, que valem a pena conhecer.