sexta-feira, 27 de março de 2015

Em foco: o que é sustentabilidade?


O conceito de sustentabilidade, no formato da expressão desenvolvimento sustentável, emergiu do documento denominando Our common future (Nosso futuro comum), publicado em 1987 e conhecido como Relatório Brundtland. Produzido pela Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Relatório Brundtland foi marco na proposta de uma nova lógica para o desenvolvimento dos povos. 

Popularizado com o sobrenome da ex-primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, presidente da Comissão supracitada, o Relatório Brundtland disseminou, pela primeira vez, em âmbito planetário, uma nova ideia de crescimento econômico, o qual satisfaz as necessidades presentes sem, contudo, prejudicar as chances de uma vida digna para os seres humanos que ainda não nasceram, ou seja, as gerações futuras. 

A lógica anterior àquela preconizada na expressão desenvolvimento sustentável era aquela da busca de crescimento econômico ininterrupto de países e empresas, sem maiores preocupações com respeito a possíveis limites físicos, correspondentes ao esgotamento de recursos naturais da Terra. Entretanto, a degradação ambiental sem precedentes em muitas e amplas regiões, seus efeitos nocivos à saúde e ao bem estar e os grandes desequílibrios socioeconômicos do Planeta conduziram ao reconhecimento de que esse não é um estoque de materiais infinitos e sempre à disposição de processos produtivos, bem como de que o sistema econômico precisa evoluir em grande medida.

O Relatório Brundtland criou um conjunto de recomendações aos países, entre as quais enfatizam-se: cooperação para a solução de problemas supranacionais; uso do conceito de desenvolvimento sustentável por entidades de financiamento; proteção de ecossistemas como a Antártica e os oceanos entre outros; eliminação de guerras; – criação de limites para o crescimento da população; garantia, a longo prazo, de recursos básicos como água, energia e outros; preservação da biodiversidade; redução do consumo de energia; e, desenvolvimento de tecnologias energéticas renováveis.

A expressão desenvolvimento sustentável, introduzida pelo Relatório Brundtland, com o avanço do tempo, ganhou a palavra sustentabilidade como sinônima. O termo sustentável vem do latim sustentare, significando sustentar, apoiar, conservar, e a sustentabilidade emergiu, portanto, como uma proposta assertiva de evolução dos sistemas econômicos, em prol de maior respeito ao meio ambiente e aos seres humanos.