sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Em foco: quais são as cinco grandes conferências da ONU relacionadas à sustentabilidade?


A Organização das Nações Unidas (ONU), desde os anos setenta, organizou vários eventos focados no desenvolvimento sustentável e na sustentabilidade. Entre os mesmos, são destaques as seguintes conferências, de natureza abrangente (já que outros eventos contemplam temas específicos):

Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano
Estocolmo, Suécia, 1972

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

Rio de Janeiro, Brasil, 1992 (Eco 92, também conhecida como Cúpula da Terra)

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

Joanesburgo, África do Sul, 2002 (Rio+10)

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

Rio de Janeiro, Brasil, 2012 (Rio+20)

Cúpula do Desenvolvimento Sustentável

Nova York, 2015

Cada um desses eventos criou as bases para a organização do seguinte e produziu desdobramentos importantes. Exemplificando, um dos desdobramentos da Conferência de 1972  foi a criação do comitê que produziu o documento denominado Our Common Future (Relatório Bruntland), o qual, por sua vez, criou subsídios muito importantes para a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro.


Do mais recente dos cinco eventos citados, a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável (2015), emergiu uma agenda ambiciosa, com 17 objetivos para o Planeta Terra (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), a serem alcançados até o ano de 2030, indicados a seguir:


A Agenda 2030, conforme foi designado o conjunto de objetivos citados, contou com a participação de representantes de 193 estados membros da ONU, os quais reconheceram que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é objetivo global mais desafiador. Aos 17 ODS’s, associa-se um conjunto de 169 metas, cujo alcance concretizará o cumprimento dos objetivos da Agenda 2030. 

Não resta dúvida de que a ONU, em âmbito global, é a grande fomentadora dos conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, devendo ser enaltecida pelo grande esforço desenvolvido ao longo mais de quatro décadas.