quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Brumadinho: CPI da Câmara e seu relatório a caminho da votação


CPI da Câmara dos Deputados votará relatório no dia 5

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, que finaliza seus trabalhos sobre a tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, pertencente à Vale S/A, propôs, na terça-feira, 29 de outubro, o indiciamento da Mineradora e da Tuv Sud, empresa de consultoria alemã que certificou a segurança da barragem rompida. Além disso, a CPI propõe o indiciamento de 22 pessoas das duas empresas por vários crimes, tais como homicídio doloso, lesão corporal dolosa e poluição ambiental por rejeitos minerais.

O relatório deverá ser votado no dia 5 de novembro, tendo 595 páginas e reunindo um amplo conjunto de informações sobre o ocorrido. A CPI da Câmara é presidida pelo deputado Júlio Delgado (PSB/MG) e tem como relator o deputado Rogério Correia (PT/MG). Segundo o relator, a Vale tinha conhecimento de que a barragem era instável e optou por criar “certificações fraudulentas”, atestando uma “estabilidade “inexistente”. Ainda segundo o relator, a Empresa não tomou providências para resguardar a vida dos funcionários e não acionou o plano de emergência em momento algum.

De acordo com o deputado Rogério Correia, os crimes constantes no relatório da CPI estão tipificados no Código de Processo Penal, na Lei de Crimes Ambientais, na Lei Anticorrupção e na Lei de Improbidade Administrativa e se referem a reclusão e durações variadas.  Os indiciamentos a serem propostos pelo relatório da CPI da Câmara poderão ser aprovados integralmente, mas isto depende do Ministério Público e do Poder Judiciário. As conclusões da CPI sobre o caso Brumadinho parecem caminhar de forma coerente com aquelas de outras CPI’s criadas para tratar do assunto.

Segundo a Folha de São Paulo, a Vale afirma não ter tido acesso ao relatório final da CPI – que ainda não foi aprovado – e que considera fundamental que exista uma conclusão pericial, técnica e científica sobre as causas do rompimento da barragem, antes de se apontarem responsabilidades. A Empresa ainda afirma que ela e seus empregados seguirão colaborando ativamente com as autoridads competentes e com os órgãos que apuram o ocorrido.

CPI da Câmara poderá ter sugestões de extinção da Lei Kandir e estatização da Vale

Entre as sugestões apresentadas no relatório da CPI da Câmara sobre Brumadinho, a ser votado no dia 5 de novembro, constam duas muito importantes: extinguir a Lei Kandir e reestatizar a Vale S/A. Ambas são consideravelmente polêmicas.

No que concerne à Lei Kandir, esta criou, desde 1996, a desoneração de ICMS para desonerar a exportação de alguns produtos, tais como o minério de ferro. Segundo o relator da CPI, deputado Rogério Correia (PT/MG), desonerar a venda de produtos em estado primário, como o minério de ferro, perpetua uma lógica de exportação de matéria-prima bruta e de importação de produtos com alto valor agregado. A prática seria danosa para estados mineradores, como Minas Gerais e Pará; em função da Lei Kandir, Minas teria deixado de receber R$ 135 bilhões de ICMS.

Ainda de acordo com o deputado Rogério Correia, a Lei Kandir preparou a privatização da Vale, ocorrida um ano após, em 1997. Assim, ele entende ser o caso de reestatizar a Companhia, por intermédio da realização de um plebiscito. O deputado Correia entende que não se pode deixar de discutir o papel da Vale para o Brasil, após a ocorrência das tragédias de Mariana e Brumadinho.