terça-feira, 1 de outubro de 2019

Em foco: o que é gestão de pessoas?


No livro Gestão de Pessoas, cujo autor é o professor Idalberto Chiavenatto (2008), a gestão de pessoas se refere ou corresponde às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas – os seres humanos – nas organizações. As políticas e práticas em questão podem ser resumidas em processos básicos integrantes da gestão, segundo o ilustre professor.

Quais são os processos básicos da gestão de pessoas? Eles estão resumidos no quadro seguinte:

Clique para ampliar.

Nota:

Os processos 1, 3, 4, 5, 8 e 9 (seis) são identificados pelo professor Idalberto Chiavenatto no livro Gestão de Pessoas (2008). Os processos 2, 6, 7, 10 e 11 (cinco) são explicitados por Maria Aparecida Hess Loures Paranhos e Mônica Mansur Brandão no artigo Pessoas e cultura: como elas ajudam a construir um modelo de gestão sustentável? (novembro de 2018).

A gestão de pessoas é um dos principais desafios da gestão organizacional, haja vista que diferentemente de outros elementos que integram a organização, como recursos financeiros, máquinas, equipamentos, estoques, marcas e patentes entre outros, seres humanos têm necessidades e aspirações, expressos na famosa pirâmide de Maslow, a seguir representada:


A pirâmide anterior foi proposta pelo psicólogo estadunidense Abraham Maslow (1908-1970), estudioso da Administração identificado com a Escola Humanística deste campo de conhecimento. Note-se, na pirâmide acima, a representação das necessidades dos seres humanos desde aquelas fisiológicas (base da pirâmide) até aquelas associadas a realização pessoal (topo).

A pirâmide de Maslow tem sido questionada com respeito à hierarquia entre as necessidades nela representadas, mas não quando à existência desses elementos. Assim, os processos de gestão de pessoas devem ser construídos conhecendo-se a priori as necessidades das pessoas e como elas poderão contribuir para um desempenho organizacional diferenciado,  tornando tais processos eficazes.

Sugestões de leitura:

Por que a liderança deve ser objeto de grande atenção dos líderes?

Por que a cultura deve ser objeto de grande atenção dos conselhos de administração?