quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Bancos aderem a metas de desenvolvimento sustentável da ONU


Um conjunto de 130 bancos, representando cerca de um terço dos ativos bancários do Planeta, comprometeu-se a seguir as metas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Acordo de Paris. No Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco participam do esforço.

Quarenta presidentes dessas instituições financeiras firmaram compromisso com os Princípios de Responsabilidade Bancária definidos pela Iniciativa de Finanças do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep FI) e pelos próprios bancos.  Segundo um comunicado conjunto das instituições financeiras, seu sucesso e capacidade de gerar lucro e ser relevantes dependem, intrinsecamente, da prosperidade de longo prazo das sociedades por elas servidas.

De acordo com o Secretário-Geral da ONU, Antónuo Guterres, quando ocorre o alinhamento de um banco aos objetivos gerais da responsabilidade bancária, o mundo somente tem a ganhar. Já o diretor do Unep FI Eric Usher ressaltou a necessidade de ir além do discurso e agir, indo além de transacionar títulos verdes.

Os bancos que integram o acordo se comprometeram a divulgar os impactos dos seus negócios no meio ambiente – positivos e negativos –, bem como a apresentar alternativas para eventuais problemas. A ideia é reduzir paulatinamente a aplicação de recursos em projetos de combustíveis fosseis, bem como atuar junto aos clientes e tomadores de recursos para que estes priorizem a natureza e a sociedade.

Fontes: Valor Econômico e outras

Sugestão de leitura: