sábado, 12 de outubro de 2019

Brumadinho: Relatórios de três CPI´s e Inhotim sob risco

Imagem de Inhotim (MG).

CPI da Câmara e relatórios das demais CPI´s

O relatório com as conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o rompimento da barragem de Brumadinho, pertencente à Vale S/A, ainda não teve sua disponibilização anunciada pelos parlamentares que integram a Comissão. Contudo, na página da Câmara dedicada à CPI, é possível  acessar os documentos relacionados a seguir, sobre as demais CPI's que investigaram o ocorrido:

Relatório final da CPI do Senado.

Relatório final da CPI da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Relatório final da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte.

Em caso de dificuldade de acesso, sugere-se tentar outro navegador.

Aguarda-se, agora, a finalização dos trabalhos da CPI da Câmara, cujo relatório final provavelmente terá muitos pontos em comum com os documentos acima.

O número atualizado de mortos no desastre de Brumadinho é 249, sendo que 21 pessoas permanecem desaparecidas ou não identificadas. O total de vítimas, portanto, é 270. Equipes do Corpo de Bombeiros seguem vasculhando os locais onde a lama tóxica possa ter vitimado pessoas.

Inhotim sob risco

Inhotim, o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do Brasil, passa pelo seu pior momento, já que o rompimento da barragem de Brumadinho fez suas receitas de ingressos e contratos de projetos e convênios despencarem. De acordo com a auditoria Ernest & Young, que elabora o balanço financeiro do Inhotim, existe a possibilidade de fechamento do museu. Entre janeiro e agosto de 2019, o total de visitantes foi de 174.938. O fluxo normal é da ordem de 350 mil visitantes por ano.

Indenizações

Segundo informam veículos de mídia, a Vale teria firmado, até o momento, 500 acordos de indenização individual ou em grupo com pessoas atingidas pelo rompimento de barragem de Brumadinho, totalizando desembolsos da ordem de R$172 milhões. Cerca de 1300 pessoas teriam sido beneficiadas. Além disso, 460 acordos referentes a indenizações trabalhistas teriam sido acertados.

Leituras sugeridas: