sábado, 12 de outubro de 2019

Indicação: livro “Finanças públicas”


O livro Finanças Públicas – Teoria e prática no Brasil (Editora Campus), cujos autores são Fabio Giambiagi e Ana Cláudia Além, já está na quinta edição e é uma obra de cunho altamente didático que, mesmo tratando de conceitos técnicos de Finanças Públicas, pode ser compreendida pelos interessados neste campo de conhecimento tão importante para todas as nações que buscam desenvolvimento e bem-estar social.



Finanças Públicas permite ao leitor compreender aspectos importantes do capitalismo no Brasil, como foco na atuação do Estado no âmbito desse sistema econômico. Partindo de conceitos essenciais, o livro explana, em bases históricas, a evolução das finanças nacionais e permite ao leitor refletir sobre tópicos com respeito aos quais milhões de brasileiros não têm maiores informações, tais como sistema tributário nacional, Previdência Social, dívida pública, federalismo e vários outros. Conforme se percebe, este é um livro escrito por brasileiros sobre a realidade do Brasil.

O livro é estruturado em três partes e 16 capítulos, conforme a seguir:

- Conceitos Básicos (capítulo 1 e 3).

- Finanças Públicas no Brasil: 1980/2015 (10).

- A Reforma do Estado (4).

Fabio Giambiagi é economista e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem atuado em organizações como o BNDES e o IPEA e é autor de vários livros, como Capitalismo – Modo de Usar.

Ana Cláudia Além é doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem atuado como assessora da presidência no BNDES e é autora do livro Macroeconomia: Teoria e Prática no Brasil.

Ana Cláudia Além e Fábio Giambiagi são considerados dois dos maiores especialistas em Finanças Públicas do Brasil, sendo que ambos têm atuado como professores.