sábado, 19 de outubro de 2019

Indicação: documentário “Refugiados do aquecimento global”


Refugiados do aquecimento global (Climate refugees) é um filme que investiga a migração de pessoas provocadas por mudanças climáticas. Recebeu contribuições de políticos, cientistas e ativistas ambientais, tais como Al Gore, Wangari Maathai, John Kerry e Barack Obama entre outros. Gore, ex-vice-presidente dos EUA, e Maathai, médica queniana falecida, foram ambos agraciados com o prêmio Nobel por seus esforços pela sustentabilidade.

Para fazer o filme, o diretor Michael P. Nash e o produtor Justin Hogan viajaram por 48 países, procurando entender os impactos possíveis das mudanças climáticas sobre os seres humanos. Como resultado de seus esforços, o filme mostra, de maneira realista, os riscos de segurança de países relacionados à migração de pessoas, bem como as dificuldades de alimentação e água que a fuga dos locais onde elas habitam podem provocar.

Lançado do Sundance Film Festival, em 2010, Refugiados do aquecimento global tem sido distribuído pela Netflix, iTunes e Amazon. Além disso, tem sido exibido em variados e importantes locais e eventos, como o Senado dos EUA, o Vaticano, as Nações Unidas (durante a COP 15), além de vários centros de ensino ao redor do Planeta.

O filme trata de riscos concretos: de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), os oceanos estão mais quentes e ácidos. O nível dos mares aumenta à taxa de 3,6 milímetros por ano. Se nada for feito pela humanidade, até 2100, os oceanos subirão cerca de um metro, alagando grandes áreas densamente povoadas do Planeta e criando chuvas e enchentes. O aumento de refugiados do clima será inexorável: milhões de pessoas - em geral, pobres - deixarão suas casas, pois as áreas onde elas moram serão inabitáveis. Os dados do IPCC foram publicados em 25/9.

Diante dos riscos acima, o filme Refugiados do aquecimento global se torna uma forte recomendação. No link a seguir, podem ser vistas algumas imagens desta obra.