sábado, 23 de fevereiro de 2019

Brumadinho: metais no sangue de bombeiros e perigo no Rio Paraopeba


O rompimento da barragem de Brumadinho (MG), de propriedade da  Vale S/A, pode estar afetando, ao menos provisoriamente, a saúde física dos bombeiros que trabalham na buscas: exames de sangue realizados nesses profissionais demonstraram níveis de alumínio e cobre alterados.

Em nota, o governo de Minas Gerais afirma que isso não significa intoxicação aguda, que todos os bombeiros estão bem e não apresentam sintomas de problemas, e que possivelmente os níveis mais elevados de metais constatados em seu sangue voltarão ao normal com o fim da exposição aos detritos da barragem rompida.

Entrementes, o governo mineiro pede à população que a água do Rio Paraopeba não seja usada para consumo, irrigação ou animais. Qualquer pessoa que tenha sintomas como náusea, vômito, diarreia, coceira e tontura entre outros deve procurar com celeridade uma unidade de saúde. Na capital Belo Horizonte, a captação de água do Rio Paraopeba está suspensa desde 29 de janeiro, mas a Prefeitura afirma que não há risco de desabastecimento.

Com respeito à busca de corpos, as buscas prosseguem, sem previsão de encerramento, sendo que já foram resgatados 169 corpos sob a lama, restando 141 desaparecidos. 

Fontes: vários veículos de mídia