sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Indicação: livro "Orquestra Societária - a origem"


No final de dezembro de 2018, foi publicado o livro Orquestra Societária - a Origem, cujas autoras são Cida Hess e Mônica Brandão. A obra foi lançada pela Editora Sucesso (São Paulo) e apresenta uma coletânea de artigos publicados pelas autoras na Revista RI - Relações com Investidores, de março de 2014 a março de 2015. 

Além da coletânea citada, o livro traz uma introdução explicando os conceitos de Orquestra Societária, Modelo de Gestão Sustentável (MGS) e Sinfonia Corporativa, apresentando, ainda, comentários ao término de cada artigo e reflexões finais sobre todo o conteúdo. 

As autoras procuram ajudar os leitores a refletirem sobre o desalinhamento que pode ocorrer entre os seguintes públicos corporativos: 1. sócios; 2. sócios e administradores (diretorias executivas); e, 3. administradores. Elas apresentam, com base em sua experiência executiva e acadêmica, 36 mini-cases conceituais de desalinhamento entre os públicos citados e apresentam alternativas alternativas para aumentar substancialmente o alinhamento entre esses públicos, com destaque para a adoção de boas práticas de governança corporativa e de um modelo de gestão sustentável.


Orquestra Societária - a Origem foi publicado em duas versões: impressa, para um conjunto de especialistas em vários temas do mercado de capitais, e digital, disponível na Amazon. Trata-se de uma recomendação aos interessados em melhor entender e tratar conflitos de governança corporativa, os quais se não forem devidamente identificados e tratados, podem comprometer a sustentabilidade da empresa.