sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Indicação: vídeo sobre a história das Constituições do Brasil


A atual Constituição Federal do Brasil foi criada por uma Assembleia Nacional Constituinte e promulgada no dia 5 de outubro de 1988, tendo feito 30 anos em 2018. Ao longo deste período, a atual Constituição recebeu diversas emendas. Questões jurídicas que implicam discutir a constitucionalidade de regras criadas por meio de leis e outros dispositivos passam pelo crivo do Supremo Tribunal Federal (STF)

O que muitas pessoas não sabem é que a atual Constituição Federal é a sétima criada no Brasil. Entender como o texto constitucional evoluiu com o passar do tempo ajuda a compreender a evolução do ambiente institucional no País e da sociedade brasileira. Especializada na área jurídica, a Editora Fórum tem um vídeo de pouco mais de oito minutos sobre a história das Constituições do Brasil. Vale a pena conhecer.

Voltando à Constituição Federal atual: para aqueles que preferirem ouvir o texto constitucional ao invés de ler, há uma versão da mesma em áudio, disponibilizada nesta página do site do STF. Na mesma página, pode-se encontrar as Constituições dos Estados do Brasil.