sábado, 7 de setembro de 2019

Brumadinho: CPI’s, fiscalização de mineradoras e festival gastronômico


CPI’s da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa

As CPI’s da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg) não fizeram nova reunião após aquelas citadas no post Brumadinho: CPI´s da Câmara e da Almg e visitas de deputados estaduais a Brumadinho.

A CPI da Câmara dos Deputados realiza, na segunda-feira (9), audiência pública na Almg, quando os deputados ouvirão representantes dos atingidos pelo rompimento da barragem da Vale S/A na mina de Córrego do Feijão. O propósito, segundo o relator da CPI Rogério Correia (PT/MG), é atualizar o relatório da Comissão com informações sobre a assistência que as famílias vêm recebendo da Vale.

Levantamento feito por deputado mostra fiscalização ineficaz de mineradoras em Minas

Levantamento feito pelo deputado estadual Noraldino Junior (PSC/MG) mostrou que a fiscalização das mineradoras em Minas Gerais pelo governo estadual é ineficaz. As informações do deputado, integrante da CPI da Almg, constarão no relatório final da Comissão.

De acordo com os dados levantados pelo deputado, nos últimos oito anos, foram aplicados mais de 73 mil autos de infração contra as mineradoras no Estado, mas eles não foram processados pela Secretaria de Meio Ambiente, sendo o sistema de controle simples e integralmente manual. Sem recursos, a Secretaria deixou de fiscalizar, multar as empresas e também de arrecadar.

Festa Brumadinho Gourmet

No dia 8 (domingo), será realizado em Brumadinho o 11º Brumadinho Gourmet, uma festa gastronômica. O tema da edição serão as PANC’s, plantas alimentícias não convencionais, como bertalha, taioba, assa-peixe, ora-pro-nóbis e várias flores comestíveis. De acordo com a chef Flávia Parreira, as pessoas comparecerão, por quererem prestigiar Brumadinho.

Segundo Júlio Toledo, da JP Cultural, entidade promotora do evento, a região de Brumadinho tem muitos produtores de PANC’s e promovê-los é um dos objetivos da iniciativa, além de estimular a comunidade e a economia locais, profundamente abaladas com a tragédia da barragem rompida.

Leituras sugeridas: