sábado, 21 de setembro de 2019

Indicação: documentário “Seremos história?”


O documentário Before the flood (Seremos história?), de 2016, da National Geographic, foi produzido por um grupo de seis pessoas, das quais a mais famosa é Leonardo DiCaprio. Baseado em roteiro de Mark Monroe e dirigido por Fisher Stevens, um dos produtores, o filme diz respeito à trajetória de três anos do ator, produtor e ativista ambiental, em busca de respostas para as ameaças ao meio ambiente.

Durante três anos, DiCaprio viajou pelo Planeta e visitou locais onde as mudanças climáticas são visíveis. Nessa jornada, conversou sobre questões climáticas com personalidades como o Papa Francisco e os ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e Barack Obama entre outras. Por meio do documentário, é possível tomar ciência de vários riscos concretos alarmantes para o Planeta:

- Nos últimos 50 anos, a metade dos recifes de corais do Planeta se perdeu.
- Em algumas décadas, a Groenlândia poderá desaparecer.
- Em 2040, poderá não existir mais gelo no Ártico.
- Com a elevação do nível do mar, várias ilhas desaparecerão.
- E muito mais. As perspectivas são assustadoras.

Como se não bastassem as ameaças concretas ao globo terrestre, há empresas que procuram fazer campanhas contra o aquecimento global, financiando-as, segundo o documentário. Essas organizações, como algumas empresas petrolíferas, procurariam defender seus interesses econômicos, já que, supostamente, elas seriam prejudicadas em suas finanças com a adoção de energias mais limpas. O Planeta Terra, merece esses inimigos de sua integridade física?

Seremos história? é uma recomendação segura sobre as ameaças que as mudanças climáticas criam para o Planeta, agravadas pelo jogo de players que somente parecem se importar com os seus próprios interesses. Pode ser visto via Netflix.

A seguir, apresenta-se o trailer oficial de Seremos história?.