sábado, 18 de maio de 2019

Indicação: livro “Governança Corporativa – o essencial para líderes”


O livro Governança corporativa – o essencial para líderes, publicado pela Elsevier Editora Ltda. (edição de 2014) é dedicado aos líderes organizacionais modernos, os quais não podem prescindir de um conhecimento profundo e, ao mesmo tempo, prático, sobre governança corporativa.

Conforme o livro expressa em sua introdução, boa governança significa, para públicos organizacionais internos, criar um ambiente no qual as pessoas desejem cumprir regras firmadas e tomar decisões em prol do interesse coletivo de longo prazo. Já para as pessoas externas à organização – entre sócios distantes da administração dos negócios, credores e a sociedade – a boa governança deve prover adequada transparência em questões financeiras e não financeiras.


A obra está organizada em cinco capítulos:

1 – Por que a governança corporativa é um tema-chave para a minha organização?
2 – Em que devo investir primordialmente?
      O fator humano como chave para a boa governança empresarial
3 – Quais são os elementos centrais de um bom modelo de governança corporativa?
4 – Como implantar um bom modelo de governança corporativa?
5 – Como avaliar periodicamente a governança de minha organização?

Alexandre Di Micelli da Silveira, autor de Governança corporativa – o essencial para líderes, é um dos principais especialistas em governança corporativa do Brasil. Doutor pela Universidade de São Paulo, ele tem várias obras escritas, sendo professor e consultor nesse campo de conhecimento.