terça-feira, 28 de maio de 2019

Aplicativos bancários já respondem por 60% das transações dos bancos


Uma pesquisa feita pela Deloitte em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019 –, baseada em informações de 2018, aponta que o mobile banking é o canal preferencial dos brasileiros para transferências bancárias e pagamentos de contas. A pesquisa foi feita com 20 instituições bancárias, as quais representam 91% dos ativos bancários no Brasil.

Segundo a pesquisa, 60% das transações bancárias já são feitas via smartphone ou computador. O telefone celular, em especial, registrou crescimento de 80% em relação à última edição da pesquisa (2018, baseada em informações de 2017). Isso ocorre em função da praticidade, segurança e conveniência que os aplicativos bancários proveem aos correntistas.

Ainda segundo a pesquisa, o setor bancário segue investindo em tecnologias para aumentar as funcionalidades para o público. Em 2018, R$19,6 bilhões foram gastos com tal propósito, entre investimentos e despesas, valor que representa 3% de aumento em relação a 2017. Os gastos se destinaram ao desenvolvimento de bancos de dados, ferramentas de análise, inteligência artificial e computação cognitiva.

Assim, o setor bancário dispara no investimento em tecnologias para prestar serviços e aumentar a comodidade dos seus clientes. Se esses investimentos, além da maior praticidade assegurada, ajudarem a reduzir taxas de juros, especialmente para pequenas e microempresas, que empregam milhões de brasileiros, além de ajudarem as pessoas físicas em sua conscientização financeira e na gestão de seus riscos, eles também contribuirão para que a melhoria das condições econômicas do País.

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