sábado, 18 de maio de 2019

1 milhão de espécies podem desaparecer do Planeta Terra


Um estudo das Nações Unidas, o mais abrangente produzido sobre ameaças à biodiversidade no mundo, chegou a uma conclusão altamente preocupante ou mesmo sombria para a humanidade: aproximadamente um milhão de espécies vegetais e animais da Terra podem desaparecer nos próximos anos. Um sumário do estudo foi divulgado em Paris e foi aprovado por representantes de 132 países, incluindo os EUA.

As razões dessa grande ameaça são várias: queima de florestas para abrir áreas para a agricultura, exploração da madeira, caça, pesca, poluição das águas e do solo, transporte de espécies invasivas entre distintas partes do Planeta e várias outras. A mudança do clima agrava o risco, por alterar os ambientes nos quais muitas espécies animais se desenvolveram.

As consequências da extinção de espécies vegetais e animais podem ser várias. A produtividade agrícola está prejudicada em 23% do Planeta. A quantidade de abelhas selvagens e outros insetos que polinizam frutas e legumes se reduziu, ameaçando safras. Manguezais e recifes de coral em litorais podem colocar em risco de inundação até 300 milhões de pessoas.

A devastação da natureza é tão intensa que se torna fundamental introduzir a biodiversidade em decisões sobre comércio e infraestrutura, bem como incluir saúde e direitos humanos no processo decisório, social e econômico. A grande ameaça exige dos governos dos países um grande esforço para deter a possibilidade concreta apontada pelo estudo da ONU.

O Brasil tem um papel especial neste contexto, por ter a maior biodiversidade da Terra e sua maior floresta tropical. O País tem, ainda, uma grande produção agrícola.

O estudo completo tem estimadas 1.500 páginas, baseia-se em milhares de estudos científicos e deverá ser divulgado até o final de 2019.

Sugestões de leitura: