sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Código Brasileiro de Governança Corporativa tem taxa de aderência de 64,6%


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e o escritório TozziniFreire Advogados apontou que companhia brasileiras adotam, na média, 64,6% das práticas de governança corporativa do Código Brasileiro de Governança Corporativa, aprovado em 2016 por 11 entidades do mercado de capitais nacional.

A pesquisa, que pode ser acessada aqui, foi baseada nas 95 empresas obrigadas a entregar o Informe de Governança em 2018, exigido pela Instrução 586/2017 (8/6/2017) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com a pesquisa, as empresas listadas no Novo Mercado são aquelas como maior taxa de aderência, mas a diferença entre estas e aquelas listadas no Nível 2 de governança corporativa da B3 é de 2,5% apenas. Nem sempre, entretanto, estar no Novo Mercado significa aderência elevada: a empresa com pior aderência, 28,3%, está listada nesse segmento.

Para Heloisa Bedicks, superintendente geral do IBGC, o Informe de Governança permite que o mercado avalie as práticas das companhias, considerando seu estágio de desenvolvimento. A executiva observa que o instrumento é praticado nos principais mercados internacionais, mas precisa ser acompanhado, a fim de atender ao seu propósito. Ela ainda destacou o fato de que todas as companhias convocadas entregaram o Informe, bem como 13 voluntárias. Saiba mais aqui.