sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Quem é Al Gore?


Albert Arnold Gore Jr. – Al Gore nasceu em 31 de março de 1948, nos EUA e é jornalista, político, escritor e um dos mais importantes ativistas do Planeta em prol da conscientização quanto aos riscos das mudanças climáticas. Foi vice-presidente do governo Bill Clinton (1993-2001) e candidato a presidente em 2000 pelo Partido Democrata, quando perdeu a eleição para George W. Bush, filho do ex-presidente George Bush.

Antes de ser vice-presidente dos EUA, Gore venceu várias eleições para o Poder Legislativo, no qual teve seis mandatos. Integrou a U.S. House of Representatives (Câmara dos Deputados dos EUA) em 1976, 1878, 19080 e 1982 e o U.S. Senate (Senado Federal daquele País) em 1984 e 1990. A eleição perdida para George W. Bush foi caracterizada pela controvérsia e um processo de recontagem de votos no estado da Flórida.

Cofundador e chairman da Generation InvestimentManagement, uma firma de gestão de investimentos sustentáveis, e fundador e chairmain da Climate Reality Project, organização não governamental dedicada à resolução de problemas climáticos, Al Gore tem vários livros publicados sobre as mudanças climáticas. O mais famoso é a obra An Inconvenient Truth (2006), que teve a sequência denominada An Inconvenient Sequel: Truth to Power (2017).

Os livros An Inconvenient Truth e An Inconvenient Sequel: Truth to Power originaram seus respectivos documentários (Uma Verdade Inconveniente e Uma Verdade Mais Inconveniente). O trailer do segundo documentário pode ser visto abaixo:


Por seu trabalho em prol da sustentabilidade e da conscientização dos habitantes do Planeta sobre os riscos das mudanças do clima, Al Gore ganhou o PrêmioNobel da Paz em 2008, em conjunto com o PainelIntergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).