sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Quando o conselho da galáxia falha

 
A edição 117 da Revista RI - Relações com Investidores, publicada em novembro de 2007, foi dedicada à governança corporativa e à sustentabilidade, tendo, em sua capa, o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, mundialmente conhecido por sua atuação no tema mudanças climáticas. Por todo o seu esforço, Gore foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, em 2007.

Estive presente naquela edição especial da Revista RI, por meio do artigo denominado Governança Corporativa: O que faltou ao Conselho de Jedi´s?, na coluna Governança e Mercado, que abordava os erros do conselho criado na série Star Wars, em um de seus mais importantes episódios. Tal conselho era o líder da galáxia da ficção do produtor e diretor estadunidense George Lucas, sendo, ainda, expoente do lado luminoso da Força, a grande energia subjacente a tudo o que existe no Universo, na série citada.


Quase 10 anos após, em junho de 2017, publicamos, neste EG, o artigo Em que o Conselho de Jedi´s da ficção de George Lucas errou?contemplando reflexões sobre o mesmo conselho, com mais densidade de conteúdo. 

Passados quase 16 anos do primeiro artigo e seis do segundo acima mencionado, retorno à questão: desta vez, não com o foco da governança exatamente, mas da sustentabilidade e, muito especialmente, dos riscos. Nesse sentido, apresento aos leitores duas singelas perguntas: 

O conselho da galáxia avaliou corretamente os riscos de deixar, nas mãos do jovem Anakin Skywalker, a elevada responsabilidade de vigiar aquele que se tornaria Imperador da galáxia? 

O que o conselho da galáxia poderia ter feito para identificar e mitigar os riscos da missão de Anakin Skywalker (mas sem burocracia excessiva)?

E segue uma breve ajuda: Anakin Skywalker, sob influência da pérfida personagem a ser por ele vigiada (futuro imperador da galáxia), se tornaria Lord Darth Vader (ver abaixo), sendo ambos expoentes do lado obscuro da Força. 


Uma figura definitivamente soturna, conforme se vê acima. Felizmente, em outro episódio da série, Anakin é resgatado em seu lado luminoso e, justamente, por seu filho Luke Skywalker, também um jedi. Mas para saber como, é preciso ver; especialmente os três episódios mais antigos, exibidos pelos cinemas do Planeta.  

Deixo aos leitores a resposta às perguntas anteriores, com base nas leituras dos dois artigos acima mencionados. E aproveito para sugerir, àqueles que gostem de obras de ficção científica. a série Star Wars em seus vários episódios. Pessoalmente, sou fã.

Mônica Mansur Brandão