sexta-feira, 30 de junho de 2017

Em que o conselho de Jedi’s da ficção de George Lucas errou?


Em um dos episódios da série de ficção Star Wars, do diretor de cinema George Lucas, o jovem Anakin Skywalker recebe uma incumbência do Conselho de Cavaleiros Jedi´s ao qual se reportava: vigiar um político sequioso de poder que viria a manipular o jovem jedi para se tornar, com sua ajuda, o líder de um império que ceifaria muitas vidas nos episódios seguintes da série. Anakin, por sua vez, se transforma no clássico vilão Darth Vader, e o Conselho de Jedi´s fracassa em seu intento. 

Há uma lição na história que possa ser útil aos conselhos de administração, incluindo os conselhos das empresas nacionais? Quem assistiu aos principais episódios de Star Wars, especialmente àquele em que Anakin Skywalker recebeu a missão de vigiar o político que se tornaria o imperador do Império e fracassou, perceberá que a missão foi superior à capacidade Anakin, já que ele não se encontrava preparado para vencer o desafio que se lhe apresentava. Ele ainda não tinha as capacitações para isso. 

O Conselho de Jedi´s falhou. Se ele fosse analisado à luz da Lei das Sociedades Anônimas (Lei n. 6.404, 15/12/76) e suas atualizações, poderíamos, inclusive, identificar em que ele falhou. Consideremos abaixo a competência dos conselhos de administração, com base na Lei:


O Conselho de Jedi´s elegeu, como principal executivo para cumprir a missão de vigiar o futuro imperador e impedir seus movimentos, alguém despreparado, o jovem Skywalker (ver item 2 da relação anterior). E não fiscalizou seu trabalho (item 3), sendo que nem haveria, em princípio, a necessidade das providências burocráticas previstas na Lei das SA’s, uma vez que, em tese, os conselheiros tinham poderosas paranormalidades. O Conselho não teve sabedoria e não cumpriu dois itens básicos de sua competência.

Existe algum modelo que sirva melhor à sabedoria dos conselhos? Não existe modelo perfeito, quando se ingressa nos mundos das organizações e da ficção de George Lucas, mas perseguir boas políticas e práticas de governança parece ser a coisa mais sábia a ser feita. No episódio de Star Wars em que o Conselho foi fragorosamente derrotado, Anakin Skywalker necessitava de uma preparação muito maior do que aquela que tinha para vencer seu desafio. E precisava ser monitorado. O Conselho de Jedi’s não percebeu.

Mônica Mansur Brandão