sábado, 9 de novembro de 2019

Indicação: livro “O fim da pobreza”


O livro O fim da pobreza (The end of poverty), escrito pelo professor Jeffrey D. Sachs, defende que os esforços de desenvolvimento dos últimos 50 anos têm lições importantes sobre o que funciona e permitiria erradicar a pobreza extrema até o ano de 2025. Ponto de atenção: a primeira edição do livro foi lançada em 2005 e, naquele momento, o autor projetava um futuro 20 anos adiante.


Para o professor Jeffrey D. Sachs, existem razões objetivas que impedem economias de se desenvolverem. Em sua visão, os países pobres não têm o capital necessário para escaparem da armadilha da pobreza. O principal entrave ao desenvolvimento desses países seria a falta de ajuda dos países ricos, via investimentos. Os países ricos, segundo o autor, gastam mais com defesa do que com ajuda e não percebem que os problemas de segurança mundial aumentam com a pobreza continuada.

O professor Sachs nega com ênfase a explicação dada por políticos e burocratas para o fracasso do desenvolvimento nos últimos cinquenta anos: a corrupção, os desmandos e a má administração nas nações do dito Terceiro Mundo. Ele argumenta que países com governança relativamente boa, como Gana, Malaui e Senegal não conseguiram prosperar, enquanto países com corrupção disseminada, como Bangladesh, Indonésia e Paquistão prosperaram. Nessa perspectiva, os pobres não seriam pobres por preguiça ou por seus governos serem corruptos, mas por enfrentarem desafios estruturais que não os deixam sequer pisar os primeiros degraus da escada do crescimento.

O autor de O fim da pobreza defende que, sendo possível acabar com a pobreza extrema, isso se torna moralmente necessário para aqueles que têm essa responsabilidade, sejam sociedades ou indivíduos. Ele observa que várias formas de pobreza têm soluções práticas, mas não adotadas. Um exemplo é o da malária, que mata cerca de 3 milhões de pessoas por ano, e que poderia ser evitada ao custo de 5 dólares por pessoa por ano, por meio da instalação de um simples mosquiteiro.

Jeffrey D. Sachs, um dos principais conselheiros econômicos de âmbito internacional, especializado em desenvolvimento, alívio da pobreza e globalização responsável, é graduado pelo Harvard College e tem mestrado e doutorado pela Harvard University. Além de lecionar nas universidades de Harvard, Columbia e outras, Sachs foi diretor do Projeto Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) e conselheiro especial do secretário-geral Koffi Annan, no que tange às Metas de Desenvolvimento do Milênio. É presidente e cofundador da Millenium Promise Alliance, entidade sem fins lucrativos focada na erradicação da pobreza extrema no Planeta.