sábado, 23 de novembro de 2019

Indicação: livro “O capitalismo na encruzilhada”


O livro O capitalismo na encruzilhada (Capitalism at the crossroads: the unlimited business opportunities in solving the world’s most difficult problemas), escrito pelo professor Stuart L. Hart, busca mostrar que o sistema capitalista está em uma encruzilhada e que sem uma mudança considerável de rumo, o futuro será cada vez mais desolador.


Qual é a saída para que o futuro seja diferente? Segundo o livro, às empresas interessa que se busque uma forma mais benigna de capitalismo. Se organizações realmente sustentáveis forem criadas, em âmbito global, o Planeta e a comunidade empresarial poderão prosperar.

De acordo com O capitalismo na encruzilhada, torna-se necessário que as empresas ampliem a “largura de banda” dos canais corporativos, de maneira a ouvir vozes antes excluídas. Além disso, a obra sugere uma estrutura de trabalho empresarial, que pode ser resumida nos seguintes tópicos:

1) Reduzir o consumo de materiais e a poluição associados à rápida industrialização.

2) Operar com maior transparência e sensibilidade em relação ao ciclo de vida de produtos.

3) Desenvolver tecnologias inovadoras, de ruptura, para diminuir o tamanho da “pegada humana” no Planeta.

4) Satisfazer as necessidades dos seres humanos que se encontram na base da pirâmide de renda mundial, criando inclusão.

Graduado em Ciências Gerais pela Rochester University, Stuart L. Hart é mestre em Gestão da Ciência Florestal pela Yale University e PhD em Planejamento e Estratégia pela Michigan University. Autor e organizador de vários livros, Hart tem sido um dos acadêmicos líderes na causa da sustentabilidade. Em 2002, escreveu, em conjunto com o professor C. K. Prahalad, um artigo revolucionário, denominado A fortuna na base da pirâmide (The fortune at the bottom of the pyramid), buscando mostrar como negócios poderiam atender às necessidades de quatro bilhões de pobres do Planeta.