sábado, 16 de novembro de 2019

Indicação: livro “A riqueza na base da pirâmide”


O livro A riqueza na base da pirâmide (The fortune at the bottom of the pyramid: erradicating poverty through profits), de autoria do professor Coimbature Krishnao Prahalad, mais conhecido como C. K. Prahalad, propõe que as empresas considerem os pobres como empreendedores e consumidores, ao invés de como vítimas que necessitam de doação e caridade.


De acordo com A riqueza na base da pirâmide, os pobres representam um gigantesco mercado, ainda não atendido ou mesmo subatendido pelas empresas, sendo que estas têm falhado em ajustar seus modelos de negócios para esse mercado promissor, constituído por quatro bilhões de seres humanos.

O livro destaca que servir ao mercado dos pobres requer inovações na concepção de produtos, do marketing e da distribuição. E requer fazer cair por terra vários mitos sobre os seres humanos com menor poder aquisitivo individual, como por exemplo, o de que eles têm risco de crédito ou de que se interessam apenas por produtos de baixa qualidade e baixo preço.

Três são os princípios identificados pelo professor C. K. Prahalad no desafio de atender ao mercado de quatro bilhões de pobres do Planeta:

1) Criar uma nova lógica preço-desempenho, o que é mais abrangente do que oferecer preços mais baixos.

2) Fazer com que os produtos cheguem onde as pessoas vivem e trabalham, considerando seus padrões de trabalho e horários.

3) Ter eficiência na distribuição, pois os consumidores ditos pobres compram com base nas disponibilidades financeiras que têm em mãos em dado momento.

C. K. Prahalad é graduado em Física na Universidade de Madras (Chenai) e PhD pela Harvard University. Atuou na Union Carbide e tem lecionado principalmente na Índia e nos Estados Unidos. O autor de A riqueza na base da pirâmide tem vários livros escritos e é muito conhecido por seus trabalhos no tema Estratégia. Um de seus livros mais famosos sobre Estratégia é Competindo pelo futuro (Competing for the future), escrito em parceria com o professor Gary Hamel.