sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Indicação: livro “Gestão dos stakeholders”


O livro Gestão dos Stakeholders, publicado pela Editora Saraiva (edição de 2010, com tiragens em 2010, 2012 e 2015) e coordenado pelas professoras Thelma Rocha e Andrea Goldschmidt, apresenta um conjunto de textos importantes para quem estuda e pratica temas como governança corporativa e gestão estratégica, especialmente quando isso requer compreender as expectativas dos públicos estratégicos ou relevantes de uma organização – seus stakeholders.


Os 12 capítulos da obra são escritos por distintos autores, incluindo as próprias coordenadoras, e fazem uma ampla cobertura de relacionamentos com os públicos supracitados, conforme se observa abaixo:

1 – Introdução
2 – Gestão dos stakeholders para a construção de vantagem competitiva
3 – Engajamento com stakeholders e o relatório de sustentabilidade
4 – Relacionamento com os acionistas
5 – Relacionamento com o público interno
6 – Relacionamento com os consumidores e clientes
7 – Relacionamento com a imprensa
8 – Relacionamento com a comunidade e sociedade
9 – Fornecedores e cadeia produtiva
10 – O contexto da comunicação com os stakeholders
11 – Planejamento estratégico de comunicação com stakeholders
12 – Tendências e processo de engajamento com stakeholders

Além do embasamento teórico, a obra apresenta ferramentas interessantes egressas da literatura sobre gestão de stakeholders. Um primeiro exemplo é a matriz Interesse x Poder do Stakeholder (capítulo 2), ferramenta que permite identificar stakeholders mais críticos sob as duas dimensões. Outro exemplo são os vários instrumentos de comunicação com os públicos internos (capítulo 5), abrangendo periódicos, comunicação operacional, eventos e programas de incentivo.

Gestão dos Stakeholders apresenta, ao final de cada capítulo, referências bibliográficas para o aprofundamento dos leitores. Além das coordenadoras Thelma Rocha e Andrea Goldschmidt, participam do livro os professores Arnaldo Marques, Gisele Jordão, Izolda Cremonine, Paulo Roberto da Cunha, Márcio Ribeiro Fonseca, Maurício Turra Ponte e Roberta de Carvalho Cardoso, com ampla visão acadêmica e organizacional sobre os assuntos tratados.

Leia também: