sexta-feira, 27 de julho de 2018

Em foco: o que é o fator beta?


Para que se possa entender o fator beta, é necessário retornar ao modelo de cálculo do custo de capital próprio, ou seja, ao Capital Asset Pricing Model (CAPM) ou Modelo de Precificação de Ativos Financeiros, citado nos posts O que é custo médio ponderado de capital? e Como reduzir o custo médio ponderado de capital?.

De acordo com o CAPM:

Ke = Rf + Rm       sendo

Kd = Custo de capital próprio.
Rf = Taxa de juro da aplicação menos arriscada do mercado financeiro (idealmente, com risco nulo, isto é, livre de risco ou risk free).
Rm = Prêmio de mercado ao qual investidores do mercado de capitais fazem jus, acima da taxa livre de risco, por investirem em ações da empresa.

O valor de Rm é dado por:

Rm = Beta x (RM – Rf)       sendo

Beta = indicador de risco de mercado, calculado estatisticamente.

RM = Retorno das ações listadas na bolsa de valores.

Qual é o significado do fator beta? Ele expressa a variação do preço da ação em relação à variação do índice que melhor representa as ações listadas em bolsa de valores para um mercado acionário que se considera (no caso do Brasil, este seria o Ibovespa).

Considerem-se, por exemplo os dois exemplos seguintes, para duas companhias do mercado de ações nacional:


Note-se que cada ação contribui para fazer o índice variar. As contribuições das companhias A e B são, respectivamente, 0,75% e 1,25%. Qual companhia é a mais arriscada? A resposta é: a companhia B, cujo beta é maior. Por essa razão, seu custo de capital próprio será mais elevado, conforme demonstrado abaixo:


A taxa livre de risco Rf, o retorno médio do mercado de ações RM e o retorno de mercado Rm são valores que independem da companhia que se considera, sendo dados egressos dos mercados financeiros e de capitais. O fator beta – este sim – depende da companhia considerada e de seu endividamento. Se o endividamento mudar, o beta mudará.

O gráfico a seguir apresenta a evolução do custo de capital próprio Kd em função do beta:


Conforme se verifica, o valor de Ke evolui com a evolução do beta segundo uma reta, isto é, linearmente.

Reforçando o dito no post Como reduzir o custo médio ponderado decapital?, o beta pode ser impactado pelo nível de endividamento da empresa (estrutura de capital), pela relação entre os custos fixos e os custos totais (fixos + variáveis) da empresa e pela sensibilidade da receita da empresa aos ciclos econômicos.